E.E.F JOÃO FRANCELINO SOBRINHO
E.E.F MARIO DA SILVA LEAL
PROJETO
LER CORRETO PARA ESCREVER CERTO
Problemática: Escritas errada e pouca leitura por parte dos alunos do Ensino Fundamental II.
Público Alvo: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental
Duração do Projeto: 10 dias
Fundamentação Teórica:
Com o desejo de que os nossos alunos aprendam a escrever através do incentivo à leitura propomos um trabalho em que eles possam interagir a partir do trabalho em grupo e da socialização de suas atividades, pois segundo VYGOTSKY (1974, 1984), Interação social é origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Todas as funções no desenvolvimento do ser humano aparecem primeiro no nível social (interpessoal), depois, no nível individual (intrapessoal). A aprendizagem humana pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as pessoas penetram na vida intelectual daquelas que as cercam. Este projeto foi motivado pelo desejo de ver nossos alunos despertarem e evoluírem na leitura e na escrita através de um processo dinâmico e gostoso de aprender, a interação.
Silviane Bonaccorsi afirma que os processos da leitura e escrita se desenvolvem e resultam da interação entre o conhecimento prévio e o adquirido na escola e em outros lugares em que aprendemos a ler o mundo. Nessa certeza, as atividades propostas contribuirão na reflexão da leitura, e na produção de novos conhecimentos utilizando a escrita.
Objetivo Geral: Aprender a escrever através da leitura correta de palavras contidas em diversos gêneros textuais.
Público Alvo: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental Duração do Projeto: 10 dias
Objetivos Específicos:
Recontar e reescrever gêneros ouvidos e/ou lidos;
Criar textos coletivos através de figuras;
Dramatizar textos estudados;
Ler livros paradidáticos;
Confeccionar cartazes e/ou murais e textos ilustrados;
Recortar e identificar gêneros textuais;
Atribuir gêneros textuais aos grupos e interagir nas divisões e apresentações de atividades;
Induzir o aluno a perceber que a leitura é o ponto de partida para melhorar a escrita.
METODOLOGIA
Trabalhar com as turmas os gêneros textuais;
Divisão das turmas em equipes;
Atribuição de um gênero a cada grupo;
Simulação da leitura através de peças teatrais com pessoas e/ou fantoches;
Interação dos grupos com os expectadores durante a socialização de atividades;
Dinâmicas para estimular a oralidade;
Leitura de livros paradidáticos;
Recortes para identificação dos gêneros textuais;
Recontagem e reescrita de gêneros ouvidos e/ou lidos;
Criação de textos coletivos através de gravuras;
Confecção de cartazes e/ou murais;
Criação de texto ilustrado.
RECURSOS UTILIZADOS
Professores de Língua Portuguesa;
Alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental;
Funcionários que ajudem no empréstimos dos livros paradidáticos, revistas, livros, etc;
Cenários teatrais;
Fantoches;
Biblioteca;
Computador;
TP4 e AAA4 - Gestar II;
TP6 e AAA6 – Gestar II;
Revistas, jornais;
Lápis e/ou caneta;
Lápis de cor e/ou giz de cera;
Impressora;
Papel Ofício;
Cartolina,cola e tesoura;
Microssister.
AVALIAÇÃO
Por meio da observação de cada atividade realizada, da participação coletiva e do desempenho das turmas nas apresentações das histórias criadas individualmente e dramatizadas.
Também será observada a compreensão dos gêneros textuais lidos, bem como o nível de interesse na formação de bons leitores.
BIBLIOGRAFIA
BASTOS, Eliabeth Soares. SILVA, Carmen Granja da. SEIDEL, Suzana. FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. Brasília – 2008.
http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm
http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/geral/aprendizagemvygotsky.htm
http://netpage.estaminas.com.br/mines/semint.htm
BARBATO, Silviane Bonaccorsi; Alfabetização e Escolarização na Vida Adulta. Participação 4: 45-52, 1999.
FOUCAMBERT, J. A Leitura em questão. Porto Alegre,RS: Artes Médicas, 1994.
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