GESTAR II CARIÚS -CE

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terça-feira, 23 de março de 2010

PROJETO: LER CORRETO PARA ESCREVER CERTO

E.E.F JOÃO FRANCELINO SOBRINHO

E.E.F MARIO DA SILVA LEAL



PROJETO

LER CORRETO PARA ESCREVER CERTO





Problemática: Escritas errada e pouca leitura por parte dos alunos do Ensino Fundamental II.














Público Alvo: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental


Duração do Projeto: 10 dias














Fundamentação Teórica:


Com o desejo de que os nossos alunos aprendam a escrever através do incentivo à leitura propomos um trabalho em que eles possam interagir a partir do trabalho em grupo e da socialização de suas atividades, pois segundo VYGOTSKY (1974, 1984), Interação social é origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Todas as funções no desenvolvimento do ser humano aparecem primeiro no nível social (interpessoal), depois, no nível individual (intrapessoal). A aprendizagem humana pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as pessoas penetram na vida intelectual daquelas que as cercam. Este projeto foi motivado pelo desejo de ver nossos alunos despertarem e evoluírem na leitura e na escrita através de um processo dinâmico e gostoso de aprender, a interação.


Silviane Bonaccorsi afirma que os processos da leitura e escrita se desenvolvem e resultam da interação entre o conhecimento prévio e o adquirido na escola e em outros lugares em que aprendemos a ler o mundo. Nessa certeza, as atividades propostas contribuirão na reflexão da leitura, e na produção de novos conhecimentos utilizando a escrita.










Objetivo Geral: Aprender a escrever através da leitura correta de palavras contidas em diversos gêneros textuais.


Público Alvo: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental Duração do Projeto: 10 dias






Objetivos Específicos:


 Recontar e reescrever gêneros ouvidos e/ou lidos;


 Criar textos coletivos através de figuras;


 Dramatizar textos estudados;


 Ler livros paradidáticos;


 Confeccionar cartazes e/ou murais e textos ilustrados;


 Recortar e identificar gêneros textuais;


 Atribuir gêneros textuais aos grupos e interagir nas divisões e apresentações de atividades;


 Induzir o aluno a perceber que a leitura é o ponto de partida para melhorar a escrita.










METODOLOGIA






 Trabalhar com as turmas os gêneros textuais;


 Divisão das turmas em equipes;


 Atribuição de um gênero a cada grupo;


 Simulação da leitura através de peças teatrais com pessoas e/ou fantoches;


 Interação dos grupos com os expectadores durante a socialização de atividades;


 Dinâmicas para estimular a oralidade;


 Leitura de livros paradidáticos;


 Recortes para identificação dos gêneros textuais;


 Recontagem e reescrita de gêneros ouvidos e/ou lidos;


 Criação de textos coletivos através de gravuras;


 Confecção de cartazes e/ou murais;


 Criação de texto ilustrado.




RECURSOS UTILIZADOS
 Professores de Língua Portuguesa;


 Alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental;


 Funcionários que ajudem no empréstimos dos livros paradidáticos, revistas, livros, etc;


 Cenários teatrais;


 Fantoches;


 Biblioteca;


 Computador;


 TP4 e AAA4 - Gestar II;


 TP6 e AAA6 – Gestar II;


 Revistas, jornais;


 Lápis e/ou caneta;


 Lápis de cor e/ou giz de cera;


 Impressora;


 Papel Ofício;


 Cartolina,cola e tesoura;


 Microssister.










AVALIAÇÃO






Por meio da observação de cada atividade realizada, da participação coletiva e do desempenho das turmas nas apresentações das histórias criadas individualmente e dramatizadas.


Também será observada a compreensão dos gêneros textuais lidos, bem como o nível de interesse na formação de bons leitores.






BIBLIOGRAFIA






 BASTOS, Eliabeth Soares. SILVA, Carmen Granja da. SEIDEL, Suzana. FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. Brasília – 2008.


 http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm


 http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/geral/aprendizagemvygotsky.htm


 http://netpage.estaminas.com.br/mines/semint.htm


 BARBATO, Silviane Bonaccorsi; Alfabetização e Escolarização na Vida Adulta. Participação 4: 45-52, 1999.


 FOUCAMBERT, J. A Leitura em questão. Porto Alegre,RS: Artes Médicas, 1994.



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