GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 23 de março de 2010

PROJETO LEITURA E ESCRITA - ESCOLA DOMIGOS NONATO

GESTAR II PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

LÍNGUA PORTUGUESA

E.E.F. DOMINGOS NONATO DE OLIVEIRA - BELA VISTA

FORMADORA: FRANCISCA LIDIANA











PROJETO

LEITURA E ESCRITA







QUIPE: Maria Doralice de Oliveira

Alessa Samara Morais

Maria Neide Juca

















CARIÚS – CE

2010







PROJETO



TEMA: Leitura e escrita

PROBLEMÁTICA

O eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido questão da leitura e escrita. Preocupamo-nos com a construção do ser humano, para que possa enfrentar desafios que encontrará ao longo de sua vida principalmente dentro da escola. Por essa razão, pretendemos trabalhar e desenvolver atividades referentes à leitura e escrita, dentro do ambiente escolar, visando solucionar o problema que hora nos afeta.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“A leitura é, pais, uma decifração e uma decodificação. O leitor deverá em primeiro lugar decifrar a escrita, depois entender a linguagem encontrada, em seguida decodificar todas as ampliações que o texto tem e, finalmente, refletir sobre isso e formar o próprio conhecimento, assim como sem a codificação e demais componentes referentes à interpretação se torna estéril é sem grande interesse.”

OBJETIVO GERAL

Desenvolver atividades onde o aluno desenvolva a capacidade de compreender a importância da leitura e escrita na vida, despertando o gosto pela leitura e valorização de obras literárias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estimular a imaginação e o poder criativo dos alunos.

• Criar situações propiciando o aluno a ter prazer pela leitura e escrita.

• Ampliar a capacidade de expressão oral, relatando experiências, fatos e acontecimentos do cotidiano.

• Desenvolver o gosto pela leitura nos diversos portadores de textos.

• Interpretar textos orais e escritos.

• Trabalhar em parcerias com alunos que apresentam dificuldade na escrita.

• Ampliar o repertório dos gêneros textuais.

• Escrever textos significativos.

METODOLOGIA

• Distribuição de textos para a valorização dos sinais de pontuação;

• Produção livre e apoiada;

• Leitura e interpretação oral e escrita;

• Adivinhar provérbios;

• Produção de textos diversificados;

• Ortografia;

• Textos lacunados;

• Estruturação e ordenação de frases;

• Acentuação gráfica;

• Concordância verbal.

AVALIAÇÃO

Mediante o desempenho nas atividades realizadas individuais e coletivas.

RECURSOS DIDÁTICOS

• Livros didáticos;

• Livros paradidáticos;

• Cartazes de propagandas;

• Textos;

• Gravuras;

• Músicas;

• Pincéis;

• Papel ofício;

• Papel madeiro;

• Cartolina;

• Lápis e caneta;

CRONOGRAMA

4ª SEMANA DE FEVEREIRO 1ª SEMANA DE MARÇO 2ª SEMANA DE MARÇO 3ª SEMANA DE MARÇO 4ª SEMANA DE MARÇO

ELABORAÇÃO X

EXECUÇÃO X X X X



EQUIPE DE TRABALHO

Professores: Doralice

Alessa Samara

Neide Juca



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e Lingüística. Editora Scipione, S.P. 9ª Ed. 1996, pag. 150. Série – Pensamento e Ação no magistério

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