GESTAR II PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E.F. DOMINGOS NONATO DE OLIVEIRA - BELA VISTA
FORMADORA: FRANCISCA LIDIANA
PROJETO
LEITURA E ESCRITA
QUIPE: Maria Doralice de Oliveira
Alessa Samara Morais
Maria Neide Juca
CARIÚS – CE
2010
PROJETO
TEMA: Leitura e escrita
PROBLEMÁTICA
O eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido questão da leitura e escrita. Preocupamo-nos com a construção do ser humano, para que possa enfrentar desafios que encontrará ao longo de sua vida principalmente dentro da escola. Por essa razão, pretendemos trabalhar e desenvolver atividades referentes à leitura e escrita, dentro do ambiente escolar, visando solucionar o problema que hora nos afeta.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A leitura é, pais, uma decifração e uma decodificação. O leitor deverá em primeiro lugar decifrar a escrita, depois entender a linguagem encontrada, em seguida decodificar todas as ampliações que o texto tem e, finalmente, refletir sobre isso e formar o próprio conhecimento, assim como sem a codificação e demais componentes referentes à interpretação se torna estéril é sem grande interesse.”
OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades onde o aluno desenvolva a capacidade de compreender a importância da leitura e escrita na vida, despertando o gosto pela leitura e valorização de obras literárias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a imaginação e o poder criativo dos alunos.
• Criar situações propiciando o aluno a ter prazer pela leitura e escrita.
• Ampliar a capacidade de expressão oral, relatando experiências, fatos e acontecimentos do cotidiano.
• Desenvolver o gosto pela leitura nos diversos portadores de textos.
• Interpretar textos orais e escritos.
• Trabalhar em parcerias com alunos que apresentam dificuldade na escrita.
• Ampliar o repertório dos gêneros textuais.
• Escrever textos significativos.
METODOLOGIA
• Distribuição de textos para a valorização dos sinais de pontuação;
• Produção livre e apoiada;
• Leitura e interpretação oral e escrita;
• Adivinhar provérbios;
• Produção de textos diversificados;
• Ortografia;
• Textos lacunados;
• Estruturação e ordenação de frases;
• Acentuação gráfica;
• Concordância verbal.
AVALIAÇÃO
Mediante o desempenho nas atividades realizadas individuais e coletivas.
RECURSOS DIDÁTICOS
• Livros didáticos;
• Livros paradidáticos;
• Cartazes de propagandas;
• Textos;
• Gravuras;
• Músicas;
• Pincéis;
• Papel ofício;
• Papel madeiro;
• Cartolina;
• Lápis e caneta;
CRONOGRAMA
4ª SEMANA DE FEVEREIRO 1ª SEMANA DE MARÇO 2ª SEMANA DE MARÇO 3ª SEMANA DE MARÇO 4ª SEMANA DE MARÇO
ELABORAÇÃO X
EXECUÇÃO X X X X
EQUIPE DE TRABALHO
Professores: Doralice
Alessa Samara
Neide Juca
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e Lingüística. Editora Scipione, S.P. 9ª Ed. 1996, pag. 150. Série – Pensamento e Ação no magistério
Nenhum comentário:
Postar um comentário