GESTAR II CARIÚS -CE

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terça-feira, 23 de março de 2010

Projeto Leitura E.E.F Amaro Batista - São Bartolomeu

E .E.F AMARO BATISTA DA CUNHA – SÃO BARTOLOMEU



Projeto Gestar II






Tema: Leitura


















Equipe:


Francisca Francineide Lopes de Aquino


Ana Salvina da Silva de Oliveira


Maria Neide de Oliveira


Maria Neide Juca Félex


Maria Sandra Alves Francelino










Tema: Leitura


Delimitação do tema:


Trabalhos leitura de textos com os alunos de 6º ao 9º na região de a compreensão de são Bartolomeu






Justificativa:


A prática de leitura na escola consiste um objeto de aprendizagem significativa e, para que faça sentido do aluno, as leituras devem ser prazerosas, havendo diversidade de textos, sendo estimulados a compreender que ler é uma atividade indispensável à vida.






Fundamentação teórica:


A palavra leitura significa ato ou efeito de lermos também arte de decifrar em texto, seguindo um critério, assim diz o dicionário Aurélio.


De acordo com a Enciclopédia Einoude é um conjunto de práticas que regem as formas de utilização que a sociedade, particularmente através da instituição escolar, faz dele. É imprescindível que a leitura em sala de aula obedeça a uma rotina diária, entretanto trabalhando com caminhos diversos para que a mesma se torne uma atividade prazerosa, criativa e que extingue o aluno a pensar, buscar e descobrir novos horizontes.


Segundo GERALDI, J. W. Linguagem e ensino, os textos além de informar, pretendem discutir posições e sugerir caminhos. Por isso, ele é tão importante. A expressão “um ato de linguagem nunca se repete, e cada interação tem uma unidade de informação, ou de significação, para os interlocutores” no TP1 – Linguagem e cultura parte 1, define bem o esboço que a leitura ocupa na vida do ser humano, teoria também definida por WALTY, I – etc ou outros tipos de textos, modos de leitura.


Baseado na Teoria: UMA PSICOLOGIA/PSICANALISE, o ato de ler é motivado por um desejo, e ao mesmo tempo, atravessado pelo inconsciente. Isso significa que o leitor não controla todas suas ações; antes investem no texto seus medos, suas angustias, suas fantasias, suas esperanças.


Na teoria “UMA PEDAGOGIA”, o desenvolvimento das habilidades de leitura no processo ensino-aprendizagem faz parte não só do cotidiano das escolas, como também da vida do cidadão em sociedades letradas e envolve sempre a escolha de uma trajetória. Perante esta afirmação podemos compreender que enquanto vivemos podemos desenvolver nosso universo textual com ajuda de outros leitores, num incessante processo de troca.


Vários são os técnicos em relação à leitura. Como diz PAULINO, Graça El all. Tipos de textos, modos de leitura, várias abordagens se apresentam historicamente definidas, dependendo, pois, de época e da sociedade em que estão produzidos. Nesse sentido, é importante considerar algumas modalidades da pratica de leitura em tempos e espaços diversos.


Objetivo geral:


Desenvolver a compreensão dentro da leitura de textos.


Objetivos específicos:


 Estimular a leitura, usando a linguagem para melhoria na qualidade de suas relações com o mundo;


 Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas;


 Proporcionar ao aluno uma aprendizagem associada a realidade que o cerca;


 Interessar-se pela leitura como fonte de informação, aprendizagem, lazer e artes;


 Capacitar o aluno para ler com compreensão os diversos tipos de textos que circulam socialmente.


Conteúdos:


 Bilhetes;


 Cartas;


 Convites;


 Poesias;


 Relatórios;


 Contos;


 Músicas.


Metodologia:


 Apresentação de textos diversos;


 Dinâmicas que estimulem a compreensão textual;


 Motivar os alunos através de desenhos, figuras, imagens, cartazes e murais;


 Identificação de gêneros textuais;


 Produção de contos baseado em experiências e/ou fatos vivenciados;


 Estimular os alunos a se expressar livremente.






Recursos pedagógicos:


 Papel madeiro, A4, jornal, veludo e laminado;


 Cartolina;


 Pincel, cola, lápis de cera, giz;


 Jornais e revistas;


 Dicionários;


 TV, CD e DVD.


Cronograma:


1 mês (11 de fevereiro a 11 de março)


Avaliação:


 Participação nas atividades;


 Criatividade;


 Produção literária;


 Leituras e interpretações.


Referência bibliográfica:


FREIRE, P. A importância do ato de ler. 21ª Ed. São Paulo: Ática, 2001.


PAULINO ET alei. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato 2001.


CUNHA. M. A. A. Mergulhando na leitura literária: propostas de experiências para o Ensino Fundamental. Belo Horizonte, SEE/MG, 2001 (2 volumes).



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