GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 23 de março de 2010

PROJETO LENDO, RELENDO E TRANSFORMANDO A LEITURA - ESCOLA NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora


Projeto



Lendo, relendo e transformando a leitura

















Micheline Gomes de Melo.










Cariús, outubro de 2009






Justificativa


Observei durante os meus anos de magistério que o raro interesse dos discentes pela leitura é um dos problemas que causam o analfabetismo funcional. Eles decifram as letras, mas poucos conseguem ir além: interpretar, recriar e transformar.


Este projeto foi criado na tentativa de experimentar uma metodologia que promova o envolvimento dos alunos com a leitura, fazê-los redescobrir o prazer em ler e transformá-la de acordo com a criatividade e as suas experiências.


Baseado na teoria de Richard Bamberger, “A leitura foi outrora considerada simplesmente um meio de receber uma mensagem importante. Hoje em dia, porém, a pesquisa nesse campo definiu o ato de ler, em si mesmo, como um processo mental de vários níveis, que muito contribui para o desenvolvimento do intelecto”; “A leitura é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Trabalhar com a linguagem é trabalhar com o homem.”


Espera-se que no decorrer da aplicação desse projeto os alunos apresentem uma notável diferença no seu processo de leitura e escrita. Que avancem os anos posteriores preparados para obter um nível adequado nas avaliações externas.


Público alvo: Alunos dos 7° anos A e B da escola de ensino fundamental Nossa Senhora Auxiliadora.






Objetivo Geral


Promover meios para o desenvolvimento dos discentes, ao longo do ano letivo, capacitando-os para que possam interpretar, recriar e produzir através de novas experiências; conduzindo-os ao prazer pela leitura.


Objetivos específicos


• Capacitar o educando para criar suas próprias estratégias de leitura;


• Compreender o texto e utilizar a criatividade para recontar oralmente


O que foi lido;


• Observar e apreender características textuais como: tipologia, gênero, espaço, tempo, personagens...


• Vivenciar a leitura, recriando criativamente a interpretação do que foi lido.


• Ler por prazer






Conteúdos


Contos


Poemas





Metodologia




O gênero conto já é contemplado no livro didático do 7° ano, sendo trabalhado de acordo com o plano de curso. As atividades descritas em seguida serão complementares e desenvolvidas para alcançar os objetivos almejados nesse projeto.


Como primeiro passo será selecionado pela professora, na biblioteca da escola, livros de contos sobre diversos assuntos. Depois de separados, serão levados para sala e apresentados para os alunos, onde poderão escolher por identificação o livro que queiram ler. Será dado um prazo para leitura e devolução do livro, sendo que durante esse tempo terão que se reunir em grupos para discussão da leitura do livro escolhido.


Na apresentação, terão que recontar a história que leu para os demais colegas e depois apresentar suas conclusões sobre a leitura. Posteriormente precisarão preencher uma ficha de leitura.






Da mesma forma, o gênero poema também é trabalhado no livro didático.


Atividades:


1- A professora selecionará livros de poemas que serão levados para sala e apresentados para os alunos, onde poderão escolher o livro por identificação.


2- Será dado um prazo para leitura e devolução do livro, sendo que durante esse tempo escolherão um poema para representar na sala.


3- A cada semana, a professora deve conferir o andamento das apresentações e dar sugestões sobre os trabalhos.


4- A culminância será realizada através de sarau.




Cronograma


AÇÕES/MESES OUT NOV DEZ


SELEÇÃO DOS LIVROS X


ESCOLHA DOS LIVROS X


APRESENTAÇÕES X


AVALIAÇÃO X






Recursos


Livros paradidáticos;


Pincel p/ quadro;


Lousa;


Som;


Cartolina;


Pincéis;


Tv;






Bibliografia


BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática,1988, p. 10.


CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de janeiro: Sextante, 2008.






Avaliação


Será observado o desempenho do aluno durante todo o processo, desde a entrega do livro até a apresentação. Também contará a criatividade, o desenvolvimento da leitura e a capacidade produtiva.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário