10ª Oficina
TP1 UNIDADE 03
TP6 UNIDADE 23
TEXTO
REVISÃO E EDIÇÃO
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Conceito de texto
Texto ilustrado
Texto oral
Texto verbal
Texto coletivo
Estratégias de revisão de texto
TEXTO: é toda e qualquer unidade de informação, no contexto da enunciação.
O texto pode ser oral ou escrito, literário ou não literário,verbal e não- verbal.
"Nas curvas do teu corpo capotei meu coração.”
A – Você considera que essa frase constitui um texto? Justifique.
B – Que características ou recurso usado pelo autor chamou sua atenção nessa frase?
A edição é a etapa em que se revisa mais uma vez o texto para produzir a última versão. Nesta etapa, há uma apropriação diferenciada da noção de audiência, de suporte, coerência e coesão. Fazem- se os últimos retoques, verificando-se a forma, inclusive de ortografia e pontuação, etc.
Se, por exemplo, existe alguma dúvida quanto à organização de dado trecho do texto, o autor é capaz de definir enquanto escreve ou no processo de revisão uma questão como “isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.
A última etapa do processo de composição, denominada edição, envolve os reajustes finais visando à acuidade: é a hora de polir mais uma vez aspectos de coesão e coerência, a pontuação, a ortografia segundo as convenções estabelecidas.
Procedimentos de que ajudam o aluno a verificar o texto durante a revisão:
Frases de avaliação:
a) as pessoas não vão entender por que é importante;
b) as pessoas podem não acreditar nisso;
c) as pessoas não vão se interessar muito por esta parte;
d) eu acho que poderia dizer isto de forma mais clara;
e) as pessoas vão se interessar por esta parte;
f) isto está bom;
g) esta é uma frase útil;
h) estou fugindo do assunto principal;
i) até mesmo eu estou confuso com o que quero dizer;
j) isto não soa bem.
Frases diretivas:
a) vou deixar assim mesmo;
b) vou tirar essa parte do texto;
c) vou dar um exemplo;
d) vou escrever esta parte de outra forma;
e) vou dizer mais coisa sobre isso;
d) vou escrever com outras palavras
Na revisão e edição os alunos fazem o movimento de:
planejar( avançar na produção do texto, criando, prevendo, antecipando;
revisar (verificar o que ocorreu, comparar e julgar). EX.“isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.
ATIVIDADE
Criar, planejar, produzir e revisar um texto.ver desenvolvimento em anexo.
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