GESTAR II CARIÚS -CE

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terça-feira, 23 de março de 2010

10ª Oficina Revisão e edição de textos

10ª Oficina

TP1 UNIDADE 03

TP6 UNIDADE 23


TEXTO

REVISÃO E EDIÇÃO
 
CONTEÚDOS TRABALHADOS

Conceito de texto
Texto ilustrado


Texto oral


Texto verbal


Texto coletivo


Estratégias de revisão de texto

TEXTO: é toda e qualquer unidade de informação, no contexto da enunciação.



O texto pode ser oral ou escrito, literário ou não literário,verbal e não- verbal.

"Nas curvas do teu corpo capotei meu coração.”
A – Você considera que essa frase constitui um texto? Justifique.

B – Que características ou recurso usado pelo autor chamou sua atenção nessa frase?


A edição é a etapa em que se revisa mais uma vez o texto para produzir a última versão. Nesta etapa, há uma apropriação diferenciada da noção de audiência, de suporte, coerência e coesão. Fazem- se os últimos retoques, verificando-se a forma, inclusive de ortografia e pontuação, etc.



Se, por exemplo, existe alguma dúvida quanto à organização de dado trecho do texto, o autor é capaz de definir enquanto escreve ou no processo de revisão uma questão como “isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.



A última etapa do processo de composição, denominada edição, envolve os reajustes finais visando à acuidade: é a hora de polir mais uma vez aspectos de coesão e coerência, a pontuação, a ortografia segundo as convenções estabelecidas.



Procedimentos de que ajudam o aluno a verificar o texto durante a revisão:







Frases de avaliação:


a) as pessoas não vão entender por que é importante;


b) as pessoas podem não acreditar nisso;


c) as pessoas não vão se interessar muito por esta parte;


d) eu acho que poderia dizer isto de forma mais clara;


e) as pessoas vão se interessar por esta parte;


f) isto está bom;


g) esta é uma frase útil;


h) estou fugindo do assunto principal;


i) até mesmo eu estou confuso com o que quero dizer;


j) isto não soa bem.


Frases diretivas:



a) vou deixar assim mesmo;


b) vou tirar essa parte do texto;


c) vou dar um exemplo;


d) vou escrever esta parte de outra forma;


e) vou dizer mais coisa sobre isso;


d) vou escrever com outras palavras

Na revisão e edição os alunos fazem o movimento de:



planejar( avançar na produção do texto, criando, prevendo, antecipando;


revisar (verificar o que ocorreu, comparar e julgar). EX.“isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.
ATIVIDADE

 
Leitura do Ampliando nossas referências,páginas 122 e 123.



Criar, planejar, produzir e revisar um texto.ver desenvolvimento em anexo.

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