GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA 5ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 13 E 14 DO TP4 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II

A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 26 DE OUTUBRO DE 2009, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.


1. A oficina teve como temas: Leitura, escrita e cultura e o Processo de leitura e objetivos foram seguintes:
n     Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
n     Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
n     Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e nacional.
n     Reconhecer o texto e o leitor como criadores de significados.
n     Relacionar objetivos com diferentes textos e significados da leitura.
n     Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.

2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã na Escola de Ensino Fundamental  Nossa Senhora Auxiliadora, tendo como acolhida a reflexão  do slide : “ a lição da mosca”.
           
3. No primeiro momento foram apresentados através de slides os conteúdos das unidades 13 e 14 do TP4.

4. Os cursistas foram convidados a ler o texto “Ampliando Nossas Referencias”.

5. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório e duas atividades de alunos (a melhor e a considerada pior).

6. No terceiro momento foi realizada uma dinâmica de divisão de grupos.


6.1. Em seguida, cada grupo realizou atividades sugeridas que foi Planejar  a exploração total (estrofe, verso, sequência tipológica,gênero, adjetivos, verbos, substantivos, advérbios e sujeitos ) do poema cidadezinha qualquer pensando na formulação de perguntas de interpretação para as turmas de 6º ao 9º ano de Ensino fundamental e em seguida escolher um relator por grupo  para apresentar a proposta de atividade em plenária.


7. A avaliação foi desenvolvida através da dinâmica das expectativas.
 No início da oficina foram distribuídas as bexigas e pedacinhos de papeis para cada cursista escrever suas expectativas a respeito da oficina e colocar os papéis escritos dentro da bexiga e em seguida encher para
no final da oficina esvaziar  e analisar se expectativa foram ou não alcançadas.
    
    8. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA4” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade fiz a introdução da próxima oficina que traz como tema o Mergulho no texto e a produção textual.


FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
   
MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
                                                  COORDENADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário