GESTAR II CARIÚS -CE

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quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Por que e para que perguntar


n      As perguntas tem exatamente a intenção de instigar sua curiosidade, fazendo–lhe
            refletir sobre as intenções dos autores, títulos entre outras.
n      Também na ajuda ao aluno para a construção do significado do texto, a formulação de perguntas é de um valor inestimável, sobretudo quando temos consciência de que elas podem ter objetivos muito diferentes - de motivação à leitura até a comparação e crítica do texto. Por isso mesmo, a consideração das respostas tem de ser, também, diferente.
n      Nossas perguntas devem ajudar nosso aluno a avançar na formulação de suas próprias perguntas, caminhando para uma leitura autônoma. Daí a importância de se trabalhar também com perguntas formuladas pelos próprios alunos. Da mesma forma, é importante pensarmos que o trabalho com o texto pode ser muito mais produtivo quando é uma atividade compartilhada.


Como chegar à estrutura do texto?

n      INTRODUÇÃO
n      DESENVOLVIMENTO
n      CONCLUSÃO
   os parágrafos, (estrofe na poesia) organizam o pensamento do autor
n      A  estrutura do texto pretende ajudar o leitor na compreensão de seu significado global.
n      Atividades diversificadas, como depreender as idéias principais e sintetizá-las ou dar-lhes título.
n       Apresentar o texto de modo desordenado, para que seja ordenado de forma pertinente. Pode também inserir no texto trechos desconectados, para que sejam detectados.


QUANDO QUEREMOS APRENDER

a) 1ª leitura para ter uma visão global;
b) 2ª leitura “ leitura compreensiva”. Nessa leitura seria bom sublinhar o que não entendeu na primeira leitura e procurar conhecer o significado mais preciso para entender o texto e liste palavra que você considera necessário consultar o dicionário.
c) Sublinhe a idéia ou as idéias que lhe parece mais importante em cada parágrafo.(não sublinhe exemplos e repetições).
d)Releia o que está confuso para você.                   
e) Indique a idéia central de cada parte do texto.
f)Escreva a idéia principal do texto.

A expansão da pobreza nas cidades páginas 
136 e 137 do TP 04 (Moraes,J.G.V.)‏

A idéia central de cada parágrafo:

n      1§: O crescimento populacional rápido e desordenado das grandes cidades

n      2§:o caos criado pelo crescimento sem planejamento das cidades

n      3§: A economia precária das cidades cem condições de receber o novo contingente populacional

n      4§: A legislação trabalhista quase inesistente criando maiores dificuldades para a nova população das cidades

n      5§:As preocupações provisórias e subempregos dos novos habitantes do Rio de Janeiro

n      6§: A pobreza do Rio de Janeiro  identificando – se com a população de negros e mulatos


O resumo

n      O resumo nos permite, a qualquer momento, recuperar a idéia principal de cada texto lido.
n      No resumo usa-se as mesmas palavras de relação do autor e a mesma organização das idéias, até algumas palavras técnicas importantes, mas a síntese será sua. Por isso, o resumo é tão interessante como construção pessoal.


RESUMO DO TEXTO A EXPANSÃO DA POBREZA NAS CIDADES

n      O crescimento populacional rápido e desordenado das grandes cidades, provocado pelo êxodo rural, criou o caos para velhos  e novos habitantes, uma vez que as estruturas e os serviços urbanos não tinham evoluído na mesma rapidez. A economia urbana tampouco tinha condições de assegurar emprego a toda a população, que não contava  também com uma legislação trabalhista adequada para impedir o subemprego  e a exploração do trabalhador.No Rio de Janeiro, era enorme a quantidade de atividade entre a legalidade e a ilegalidade. Assim, expandiu-se enormemente a pobreza, alcançando, sobretudo negros e mulatos, oriundos do Vale do Paraíba e recôncavo Baiano.

A produção textual

 Crenças, teorias e fazeres.
Quando tratamos do processo de ensino-aprendizado, as teorias e as crenças influenciam no nosso modo de ver e agir no processo pedagógico


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