GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 15 de junho de 2010

ROTEIRO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS OFICINAS- OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS OFICINAS
1) Roda de conversa para compartilhar a proposta de trabalho:
·                                 Definir o gênero e o tema discutindo o motivo da escolha; explicar claramente sobre todas as atividades que serão desenvolvidas; organizar as atividades coletivamente, pedindo sugestões, aguçando a criatividade dos alunos. Exposição das atividades com as etapas e propostas definidas. (Cartaz).
 
2) Detectar o conhecimento prévio do aluno:
·                                 Compartilhar o conhecimento dos alunos sobre o gênero; fazendo pergunta, estimulando a participação de todos;propor a produção de um texto individual definindo:a finalidade, o destinatário, as funções do aluno autor no desenvolvimento das atividades; anotar e refletir sobre os conhecimentos dos alunos para fazer as intervenções no decorrer do processo ensino/aprendizagem.
 
3) Ampliar o repertório dos alunos sobre o gênero:
·                                 Elaborar um roteiro de atividades incentivando a leitura, a escrita, a oralidade e a pesquisa, oferecendo textos bons e variados para apreciação dos alunos.
 
4) Analisar as marcas do gênero:
·                                 Sistematizar os conhecimentos e fazer as intervenções favorecendo aos alunos a análise e a identificação dos recursos utilizados pelos autores na escrita. Ex:(as expressões próprias:rimas,aliterações,versos,etc).
 
5) Buscar informações sobre o tema:
·                                 Dar condições para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o gênero, explorando as diferentes características do gênero escolhido, ressaltando obras de autores consagrados da literatura brasileira e dos poetas regionais, resgatando poesias populares. Realização de pesquisas e entrevistas. O professor deverá ser o mediador no direcionamento de todas as atividades.
 
6) Produzir um texto coletivo:
·                                 Trocar idéias; expor as dúvidas; compartilhar o conhecimento. Estimular a participação orientando sobre a estrutura do texto, a organização das falas, investigando e fazendo as intervenções necessárias.
 
7) Produção individual do texto:
·                                 Revisar todo o processo de produção, resgatando os recursos aprendidos ao longo da seqüência didática. Pedir que os alunos produzam o texto.
 
8) Revisão e aprimoramento do texto:
·                                 Análise individual dos textos:identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto;incentivando os alunos a ler e reler o texto esclarecendo o que não está bem claro,elogiando os pontos positivos,levando-os a refletirem sobre os aspectos que devem ser melhorados.
 
9) Publicar os textos produzidos pelos alunos:
·                                 Organizar um Sarau(exposição dos textos dos alunos, de alguns autores consagrados da literatura brasileira e de poetas regional através de um Recital Poético),envolvendo toda a comunidade escolar.Premiar os melhores textos elaborados pelos alunos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário