GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 15 de junho de 2010

Relatório da Oficina de Literatura para Adolescente

RELATÓRIO DA 14ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 24 DO TP6 E UNIDADE 04 DO TP1 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II
A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA DE ABRIL DE 2010, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.

 1. A oficina teve como tema: Literatura para adolescente.

2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã no Salão Paroquial o qual foi introduzido com a leitura do poema “A valsa” de Casimiro de Abreu e,  em seguida, houve análise e discussão dos principais conteúdos das unidades estudadas que objetivaram avaliar o envolvimento do professor com o que os alunos lêem, conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras e desenvolver atividades de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

3. No segundo momento, os cursistas apresentaram como desenvolveram o “Avançando na Prática” com apresentação de cartazes, atividades de alunos e relatórios reflexivos.

4. No terceiro momento realizei com os cursistas uma dinâmica que tinha o objetivo conhecer o que os cursistas lêem e estimular o acesso à literatura, após a conclusão da dinâmica, a turma foi dividia em grupos para a realização das atividades da oficina.

5. Cada equipe planejou uma aula partindo das informações abaixo:
 Objetivo: Despertar o interesse do aluno pela literatura.

a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a história.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.

6. Os cursistas avaliaram a oficina através de um pequeno poema intertextualizando “A valsa” de Casimiro de Abreu.

   7. Para finalizar, apresentei dois slides divertidos sobre intertextualidade, comuniquei que concluímos as oficinas dos TPs, e que a próxima oficina será a primeira oficina extra.

FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
COORDENADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário