GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 15 de junho de 2010

Passos para uma boa produção textual

Fernanda Vaz Ferreira
Professora professora
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
Ipameri - GO
 
Passos para uma boa produção textual
·                                 Número de educadores que participaram das oficinas: 20
·                                 Número de escolas que participaram das oficinas: 6
·                                 Número de municípios que os participantes atuam: 1
 
 
 
 
O objetivo das oficinas é saber o que são seqüências didáticas,para que servem e como usá-las para produção de gêneros textuais.
 
É de suma importância trabalhar com seqüência didática. Trata-se de um conjunto de regras importantes para podermos ensinar um determinado conteúdo. Precisamos chamar a atenção dos alunos para os fatos que os motivaram a escrever as produções textuais.
 
É de grande importância o professor esclarecer todas as dúvidas dos alunos antes de pedir para eles escrever um texto. O esclarecimento ajudará na hora da escrita, porque quando se trabalha oralmente o aluno, na maioria das vezes, sente maior facilidade de relatar o que pensa, o que entende. Ao contrário de quando escreve, pois o aluno se perde no meio de tantas palavras, e acaba deixando o texto confuso e de difícil interpretação.
 
Ao se trabalhar um gênero textual o professor deve levar em conta o que realmente ele quer com o texto proposto. Em primeiro lugar o professor deverá ter familiaridade com o que vai ser trabalhado para poder apresentar o texto ao aluno e posteriormente verificar se o aluno tem conhecimento sobre o assunto.
 
Podemos aprender pelas oficinas que se o professor tem uma seqüência didática como : atividades, brincadeiras e perguntas para verificar o que eles entendem do assunto entre outros, conseqüentemente facilitará o desempenho do aluno.
 
A seqüência didática inclui todo conteúdo a ser trabalhado passo a passo, tudo planejado nos mínimos detalhes de maneira a facilitar o aprendizado.
 
O professor deve propor aos alunos que façam pequenos grupos, onde ele entregará vários exemplares diferentes mas com o mesmo tema. Em grupo os alunos poderão conversar e refletir sobre o assunto, onde vão anotar o que entenderam para posteriormente apresentar as idéias ao restante da turma.
 
Não podemos esquecer que por mais difícil que seja trabalhar em grupo, este continua sendo a melhor maneira ,pois há uma união de idéias a serem refletidas, que facilitará o desempenho da criança.
 
Na oficina 2 podemos perceber claramente a importância de se trabalhar com gêneros textuais de maneira planejada, tendo sempre em mente qual é o objetivo do estudo, o que pretendo ensinar e a que conclusões eu quero chegar. Lembrando que: gêneros textuais são grupos de textos, que formam "famílias".
 
Um trabalho bem feito, com certeza será mais eficaz e trará melhores resultados.Vale ressaltar que o professor deverá fazer várias intervenções durante o trabalho,para que o aluno possa ter a certeza de que está sendo claro e objetivo.A dedicação com certeza é a melhor solução para um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário