GESTAR II CARIÚS -CE

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quinta-feira, 1 de abril de 2010

Relatório da 10ª oficina - Processo de produção de texto - TP1

RELATÓRIO DA 10ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 23 DO TP6 E 03 DO TP1 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II
A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2010, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.

1. A oficina teve como temas: O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA E O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E EDIÇÃO


2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã no Salão Paroquial tendo como acolhida um slide “Vocabulário”.
Primeiramente houve análise e discussão dos principais conteúdos das unidades estudadas e leitura do texto “Ampliando Nossas Referencias” que traz como tema Auxiliando os estudantes a editar.

3. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório reflexivo e apresentaram cartazes produzidos pelos alunos ( ver fotos em anexo).

4. No terceiro momento foi realizada a dinâmica abaixo para divisão de grupos:
DESENVOLVIMENTO:
Através de sorteio escolhe-se um líder de equipe.  Esse líder irá convidar para fazer parte de sua equipe às pessoas as quais o bilhete premiado sugeriu. Veja abaixo o texto do bilhete.

Parabéns, você é líder de equipe!
Venha para frente e convide para fazer parte de sua equipe às pessoas que:
01-  Você tem afinidade
02-  Você tem menos afinidade
03-  Você admira muito
04- Você acha elegante
05- Você acha extrovertida
06- Você acha criativo
5. Em seguida, cada grupo realizou as seguintes atividades :

TEMA: Avaliação, revisão e reescrita e produção.

Objetivo: criar, planejar, produzir e revisar um texto.

Conteúdo: Produção de texto.

Desenvolvimento das atividades:

TELEFONE SEM FIO

Consiste em um curto texto que o professor fala ao ouvido do primeiro aluno do círculo; este se encarrega de contar ao ouvido do segundo e assim sucessivamente, até que todos estejam a par do fato. O último aluno deve narrar como a história chegou até ele e os colegas devem estabelecer comparações com o que ouviram. O professor deve escolher o tipo de texto adequado ao seu objetivo. Após os comentários, pode-se sugerir a proposta de produção: recontagem, relação com um fato semelhante, mudança de final...

TEXTO COLETIVO

O professor organiza grupos de quatro alunos, cada um deve iniciar um texto qualquer. Ao sinal do professor, os alunos devem trocar as folhas e o colega continua o texto que começou a escrever na folha que o colega lhe passou. O orientador deve dar alguns sinais para que os alunos troquem as folhas. O resultado é que os textos ficarão bastante engraçados e até ilógicos. Os alunos devem ler os textos em grupo e escolher um para apresentar à classe toda. Os alunos depois devem organizar os textos que iniciaram de forma coerente.

OBS: Essa dinâmica também pode ser feita com desenhos e no final o aluno verá se foi realmente o que imaginou do seu desenho.

TEXTO ILUSTRADO

Usando uma cartolina, revista para recorte, cola e tesoura o aluno pode criar um belo texto ilustrado. O professor divide a sala em grupos e dá a cada um o material q irão precisar e o tema para cada grupo. Eles colam as figuras de acordo ao tema e em seguida apresentam oralmente seu texto ilustrado... É muito gratificante a dinâmica e desenvolve a oralidade dos alunos.

TEXTO COLETIVO ATRAVÉS DE FIGURAS


a) escolha um colega para trabalhar com você.
b) recortem de revista ou jornal cinco imagens:
1. Uma mulher
2. Um homem
3. Uma criança
4. um objeto (cadeira, caneta, sapato, bolsa, carro, etc.)
5.Uma paisagem ou ambiente (casa,apartamento, escritório, quarto, etc.)

c) Agora organize as imagens sobre a mesa e determine uma ordem para as figuras. Em seguida, comece a inventar uma história a partir da primeira figura.
Atenção! Você relacionar as idéias à imagem seguinte. Quando as cinco imagens fizerem parte da história da dupla, vocês deverão criar um título para o texto.

Cada equipe apresentou o seu trabalho. Esse momento rendeu muitos elogios e merecidos, porque foi bem elaborado e muito dinâmico (ver fotos da apresentação e dos cartazes em anexo).


  Com a legenda de correção que está em anexo, todos da sala poderam sinalizar aos autores as diferentes observações realizadas na revisão do texto. 


6. Os cursistas avaliaram a oficina através do texto abaixo:
Caro cursista, como você avalia esta oficina?

Conteúdo: suficiente ( )  insuficiente (  ) regular ( )
Justifique.
Metodologia: suficiente ( )  insuficiente (  ) regular ( )
Sugestões:

A atividade desenvolvida irá contribuir para o seu trabalho em sala de aula? Sim (  ) ou não (  )
Justifique.

    7. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA1” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade apresentei as próximas unidades, distribui os formulários de planejamento do “Avançando na Prática” e marcamos a próxima oficina o dia 09 de março de 2010.


FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
COORDENADORA

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