A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2009, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.
1. A oficina teve como temas: A COESÃO TEXTUAL E
RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO.
2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora, tendo como acolhida um slide “Um feliz olhar novo”. No primeiro momento foram apresentados através de slides o resumo dos conteúdos das unidades 19 e 20 do TP5 e leitura do texto “Ampliando Nossas Referencias”.
3. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório e duas atividades de alunos (a melhor e a considerada pior).
4. No terceiro momento foi realizada a dinâmica dos hiperônimos e hipônimos para organizar a divisão de grupos de trabalho.
5. Em seguida, cada grupo realizou as atividades a baixo sugeridas no Tp5:
Objetivo : produzir um texto coerente e coeso.
Conteúdo : produção de texto
Metodologia: distribuição de pedaços de papéis e cada cursista deverá escrever uma resposta para cada uma das seguintes perguntas :
a) O que aconteceu?
b) Onde aconteceu?
c) Quando aconteceu?
d) Quem foram os envolvidos?
e) Qual foi o desfecho da história?
Atividade 02
Objetivo: explorar recursos visuais e linguísticos que produz a construção de efeito de sentido em texto publicitário
Conteúdo: anuncio publicitário
Metodologia: Através da observação do texto responda as perguntas abaixo:
a) que produto o texto está anunciando?
b) Que relação está sendo excluída, negada?
C) que expressões são usadas para marcar essas negações?
d) Que expectativas cria essa negação no leitor?
e ) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra?
f) Como aparece a coesão inter-relacionando o texto verbal e visual o anúncio?
6. A avaliação foi desenvolvida através dos relatos dos cursistas a respeito dos pontos positivos e negativos da oficina, e as sugestões para a próxima oficina
7. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA6” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade fiz a introdução das próximas unidades que serão dedicadas à Argumentação e Planejamento da Escritita TP6.
FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
COORDENADORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário