GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

sábado, 2 de janeiro de 2010

RELATÓRIO DA 8ª OFICINA - TP5

RELATÓRIO DA 8ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 19 E 20 DO TP5 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II
A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2009, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.
1. A oficina teve como temas: A COESÃO TEXTUAL E


RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO.
2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora, tendo como acolhida um slide “Um feliz olhar novo”. No primeiro momento foram apresentados através de slides o resumo dos conteúdos das unidades 19 e 20 do TP5 e leitura do texto “Ampliando Nossas Referencias”.
3. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório e duas atividades de alunos (a melhor e a considerada pior).
4. No terceiro momento foi realizada a dinâmica dos hiperônimos e hipônimos para organizar a divisão de grupos de trabalho.
5. Em seguida, cada grupo realizou as atividades a baixo sugeridas no Tp5:


 Objetivo : produzir um texto coerente e coeso.


 Conteúdo : produção de texto


 Metodologia: distribuição de pedaços de papéis e cada cursista deverá escrever uma resposta para cada uma das seguintes perguntas :


 a) O que aconteceu?


 b) Onde aconteceu?


 c) Quando aconteceu?


 d) Quem foram os envolvidos?


 e) Qual foi o desfecho da história?


Atividade 02
 Objetivo: explorar recursos visuais e linguísticos que produz a construção de efeito de sentido em texto publicitário


 Conteúdo: anuncio publicitário


 Metodologia: Através da observação do texto responda as perguntas abaixo:


 a) que produto o texto está anunciando?


 b) Que relação está sendo excluída, negada?


 C) que expressões são usadas para marcar essas negações?


 d) Que expectativas cria essa negação no leitor?


 e ) Que efeito de sentido a negativa de uma relação tem sobre a afirmação de outra?


 f) Como aparece a coesão inter-relacionando o texto verbal e visual o anúncio?
6. A avaliação foi desenvolvida através dos relatos dos cursistas a respeito dos pontos positivos e negativos da oficina, e as sugestões para a próxima oficina
7. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA6” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade fiz a introdução das próximas unidades que serão dedicadas à Argumentação e Planejamento da Escritita  TP6.


FRANCISCA LIDIANA DA SILVA


FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA


COORDENADORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário