GESTAR II CARIÚS -CE

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sábado, 2 de janeiro de 2010

                                     COESÃO TEXTUAL

n      A coerência, combina os texto com  seu exterior, com a situação sociocunicativa, com suas finalidades, com o seu contexto;

n      A coesão, combina os textos no seu interior, ligando as partes de maneira a formar um todo.

n      A coerência e a coesão são responsáveis  pela interpretação, a compreensão significativa e coerente de um texto, ou seja, elas são responsáveis por fazer um texto ter sentido.

n      A coesão pode ser comparada à linha que costura e mantém unidades as partes de um vestido, explorando e valorizando o tecido que é feito esse vestido



MARCAS DE COESÃO



n      A coesão textual apresenta marcas de como devemos ligar uma idéia a outra, através dos elos coesivos e elementos de coesão.

n      como instrumentos de coesão." Esses instrumentos se organizam da seguinte forma:



A coesão textual – diz respeito às articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial



Coesão Referencial

Neste tipo de coesão, um componente da superfície textual faz referência a outro componente, que, é claro, já ocorreu antes. Para esta referência são largamente empregados os pronomes pessoais de terceira pessoa (retos e oblíquos), pronomes possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos, diversos tipos de numerais, advérbios (aqui, ali, lá, aí), artigos. Exemplos:

    tipos de numerais, advérbios (aqui, ali, lá, aí), artigos. Exemplos:

   a) ... Há uma serie de questões ecológicas a serem  tratadas ali.

   b) - você quer café?           b) Meu irmão foi à festa, mas

    - Quero.                               Eu não.

Ficam subentendidos: eu e fui.



ANAFÓRA

Em Abrolhos, as jubartes fazem a maior esbórnia. Elas se reúnem em grupos de três a oito animais, sempre com uma única fêmea no comando. É ela, por exemplo, que determina a velocidade e a direção a seguir. Os machos vão atrás, na expectativa de ver se a fêmea cai na rede, com o perdão do trocadilho,e aceita copular. Como há mais machos que fêmeas, elas copulam com vários deles para ter certeza de que engravidarão.
(Revista VEJA, no 30, julho/97)



n      Neste exemplo, ocorre um tipo bastante comum de referência - a anafórica. Os pronomes elas (que retoma jubartes), ela (que retoma fêmea), elas (que se refere a fêmeas) e deles (que se refere a machos) ocorrem depois dos nomes que representam







CATÁFORA



n      d) Ele foi o único sobrevivente do acidente que matou a princesa, mas o guarda-costas não se lembra de nada. (Revista VEJA, no 37, setembro/97)

n      e) Elas estão divididas entre a criação dos filhos e o desenvolvimento profissional, por isso, muitas vezes, as mulheres precisam fazer escolhas difíceis. (Revista VEJA, no 30, julho/97)

n      Nas letras d , e temos o que se chama uma referência catafórica. Isto acontece porque os pronomes Ele e Elas, que se referem, respectivamente a guarda-costas e mulheres aparecem antes do nome que retomam.



ELIPSE



ELIPSE  É A OMISSÃO INTENCIONALMENTE DE  UMA PALAVRA FACILMENTE SUBENTENDIDA, NO  CONTEXTO DA SITUAÇÃO PERMITE SUPRIR.



a) Quando alguém serve um chá pode  perguntar "com ou sem açúcar?

b) Quanta maldade na Terra.

(Quanta maldade há na Terra)



c)João estava com pressa. Preferiu não entrar.

 (Ele, João, preferiu não entrar)




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