GESTAR II CARIÚS -CE

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quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA 7ª OFICINA

RELATÓRIO DA 7ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 17 E 18 DO TP5 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II

A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2009, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.
                                                                                          
1. A oficina teve como temas: ESTILÍSTICA E
             COERÊNCIA TEXTUAL.
 SESSÕES:
1- A NOSSÃO DE ESTILO E O OBJETIVO DA ESTILÍSTICA
2- A ESTILÍSTICA DO SOM DA PALAVRA
3- A ESTILÍSTICA DA FRASE E DA ENUNCIAÇÃO
4- CONTINUIDADES DE SENTIDOS
5- A CONSTRUÇÃO DA COÊRENCIA TEXTUAL
6- AS PARTES DO TODO

2. Objetivos foram seguintes:
n     Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;

n     Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;

n     Relacionar o discurso direto, indireto e direto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.

n     Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não-verbais;

n     Verificar como se constrói a coerência nos textos;

n     Analisar como se estabelece a unidade de sentido em texto.


3. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã na Escola de Ensino Fundamental  Nossa Senhora Auxiliadora, tendo como acolhida um vídeo de Cássia Ellen
 “ palavras ao vento” que faz referência ao texto “palavras “ da pág.40 e 41 do TP5.           
4. No primeiro momento foram apresentados através de slides o resumo dos conteúdos das unidades 17 e 18 do TP5. Esse momento é sempre muito elogiado pelos professores e principalmente nesta oficina porque tratava de Estilística um assunto novo para a maioria e coerência textual que é fator fundamental para se compreender um texto.

5. Os cursistas foram convidados a ler o texto “Ampliando Nossas Referencias” também bastante interessante por se tratar palavras reais e instrumentos gramaticais (lexemas e morfemas)

6. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório e duas atividades de alunos (a melhor e a considerada pior).

7. No terceiro momento foram formados grupos.

8. Em seguida, cada grupo realizou atividades a baixo sugeridas no Tp5:

1. Propomos como base de análise, para a atividade a baixo o texto publicitário em anexo, veiculado em vários canais de mídia escrita.

  a) Discutam e detalhe como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto.

  b) Relacione os sentidos construídos pela linguagem verbal e não verbal.

  c) Procure, sempre que possível, associar sua análises aos conceitos classificações desenvolvidas no decorrer das atividades propostas.

  d) Observe os efeitos de sentido do texto como um todo e, depois, analise cada parte e como elas de articulam na unidade textual.

  e) Registre o resumo das observações do grupo e leve para um grande painel, incluindo todos os grupos, para comparar e somar as contribuições e chegar ao maior aprofundamento de análise possível.

9. A avaliação foi desenvolvida através de um formulário avaliativo (ver anexo).

10. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA5” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade fiz a introdução da próxima oficina que traz como temas Coesão textual e relações lógicas no texto.



FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
  
MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
COORDENADORA

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