A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA14 DE NOVEMBRO DE 2009, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.
1. A oficina teve como temas: MERGULHO NO TEXTO
A PRODUÇÃO TEXTUAL-CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.
Sessões:
1.1 - por que e para que perguntar
1.2 - como chegar à estrutura do texto?
1.3-quando queremos aprender
1.4 - escrita, crenças e teorias.
1.5 - o ensino da escrita como práticas comunicativas
1.6 - a escrita e seu desenvolvimento comunicativo
2. Objetivos foram seguintes:
2.1 - Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2.2 - Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
2.3- Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para compreender;
2.4 - Identificar crenças e teorias que subjazem ás práticas de ensino da escrita;
2.5 - Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
2.6- Identificar dimensões das situações sociomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
3. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora, tendo como acolhida a reflexão do slide : “As letras”
4. No primeiro momento foram apresentados através de slides os conteúdos das unidades 15 e 16 do TP4.
5. Os cursistas foram convidados a ler o texto “Ampliando Nossas Referencias”.
6. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório e duas atividades de alunos (a melhor e a considerada pior). 7. No terceiro momento foi realizada uma dinâmica de divisão de grupos.
8. Em seguida, cada grupo realizou atividades a baixo sugeridas no Tp4:
• A Imagem baseada em um anúncio deu ma fundação estadunidense que trabalha com crianças que vivem em bairro de periferia. O que você acha que a imagem significa?
• Em grupo, redija um pequeno texto de propaganda, relacionado à interpretação que fizeram da imagem. O texto será publicado como um anúncio em jornais e revistas e deverá exercer a função apelativa, de persuasão.
• Pense nos seus alunos. Adapte essa tarefa para que eles façam em sala de aula: desde o planejamento até a apresentação aos colegas, passo a passo, considerando a série e o (os) objetivo(s).
• Crie uma segunda aula em que vão escolher uma profissão legal e vão escrever uma carta a um profissional explicando o que querem saber sobre a profissão, por que querem saber o que acham legal nessa profissão, e perguntando sobre o que faz durante seu dia de trabalho, como precisa se preparar, etc.
• 5. Apresente seu planejamento aos colegas da oficina.
9. A avaliação foi desenvolvida através dos relatos dos cursistas a respeito dos pontos positivos e negativos da oficina, e as sugestões para a próxima oficina.
10. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA5” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade fiz a introdução da próxima oficina que traz como temas o a Estilística e a Coerência textual.
FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
COORDENADORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário