GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA 6ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 15 E 16 DO TP4 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II
A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA14 DE NOVEMBRO DE 2009, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.



1. A oficina teve como temas: MERGULHO NO TEXTO


A PRODUÇÃO TEXTUAL-CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.

 
Sessões:


1.1 - por que e para que perguntar

1.2 - como chegar à estrutura do texto?

1.3-quando queremos aprender

1.4 - escrita, crenças e teorias.

1.5 - o ensino da escrita como práticas comunicativas

1.6 - a escrita e seu desenvolvimento comunicativo

 
2. Objetivos foram seguintes:


2.1 - Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno;

2.2 - Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;

2.3- Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para compreender;

2.4 - Identificar crenças e teorias que subjazem ás práticas de ensino da escrita;

2.5 - Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;

2.6- Identificar dimensões das situações sociomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.

3. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Auxiliadora, tendo como acolhida a reflexão do slide : “As letras”

4. No primeiro momento foram apresentados através de slides os conteúdos das unidades 15 e 16 do TP4.



5. Os cursistas foram convidados a ler o texto “Ampliando Nossas Referencias”.



6. No segundo momento, um professor por região e/ou escola apresentou como desenvolveu o “Avançando na Prática”, sendo que em sequência socializou o relatório e duas atividades de alunos (a melhor e a considerada pior). 7. No terceiro momento foi realizada uma dinâmica de divisão de grupos.

8. Em seguida, cada grupo realizou atividades a baixo sugeridas no Tp4:


• A Imagem baseada em um anúncio deu ma fundação estadunidense que trabalha com crianças que vivem em bairro de periferia. O que você acha que a imagem significa?

• Em grupo, redija um pequeno texto de propaganda, relacionado à interpretação que fizeram da imagem. O texto será publicado como um anúncio em jornais e revistas e deverá exercer a função apelativa, de persuasão.

• Pense nos seus alunos. Adapte essa tarefa para que eles façam em sala de aula: desde o planejamento até a apresentação aos colegas, passo a passo, considerando a série e o (os) objetivo(s).

• Crie uma segunda aula em que vão escolher uma profissão legal e vão escrever uma carta a um profissional explicando o que querem saber sobre a profissão, por que querem saber o que acham legal nessa profissão, e perguntando sobre o que faz durante seu dia de trabalho, como precisa se preparar, etc.

• 5. Apresente seu planejamento aos colegas da oficina.

9. A avaliação foi desenvolvida através dos relatos dos cursistas a respeito dos pontos positivos e negativos da oficina, e as sugestões para a próxima oficina.

10. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA5” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade fiz a introdução da próxima oficina que traz como temas o a Estilística e a Coerência textual.



FRANCISCA LIDIANA DA SILVA

FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA

COORDENADORA



Nenhum comentário:

Postar um comentário