GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 29 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA - PROFESSOR JÂNIO DUARTE

ESCOLA DE E.F. MARIA SOTHER PERERIA

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR

TEMA: TIPOS TEXTUAIS/ SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS

TP3- AVANÇANDO NA PRÁTICA PAG. 124


TURMA: 7º Ano
Data da aplicação: 24 de setembro de 2009
Cursista: José Jânio Duarte Oliveira
Formadora: Professora Lidiane
RELATÓRIO

Inicialmente os alunos foram advertidos que a atividade em questão era referente ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-GESTAR. Posteriormente foi feita uma sondagem a respeito do que sabiam ou tinham ouvido falar a respeito dos tipos textuais: descrição, narração e dissertação. Os alunos fizeram referências aos dois primeiros, mas poucos tinham ouvido falar em dissertação. Após esse momento os alunos foram, aleatoriamente, divididos em grupos de seis membros e então receberam diversas gravuras, das quais puderam selecionar uma delas. Foi pedido que cada grupo observasse atentamente a sua gravura e contassem o que viam (tipo descritivo). Em seguida foi pedido que utilizando a mesma gravura relatassem agora, o que imaginavam que estava acontecendo, atentando para as ações dos personagens na cena- (tipo narrativo). Após esse momento foi solicitado que os alunos interferissem/opinassem sobre a situação apresentada pela gravura- (tipo dissertativo). Logo em seguida os grupos elegeram um coordenador que apresentou para todos os grupos as discussões ocorridas dentro de cada grupo. Nesse momento foi distribuído a cada grupo um exemplar de cada sequência tipológica e foi pedido que um aluno lesse um texto por vez. Após cada leitura eram feitas observações sobre as características presentes em cada tipo textual. Por fim, foi apresentada a toda a turma uma gravura de tamanho grande e foi solicitado que, a partir dessa gravura, produzissem um pequeno texto com características descritivas, narrativas e dissertativas. Para finalizar três alunos leram as suas produções de modo a se fazer comparações e observações daqueles que haviam se utilizado dos recursos presentes em cada tipo textual.
Cariús-CE, 24 de setembro de 2009










Nenhum comentário:

Postar um comentário