GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

domingo, 23 de agosto de 2009

2ª OFICINA INTRODUTÓRIA DIA 22/08/09

O Portifólio
O portifólio é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional, ou do aluno. Nele constam atividades mais antigas, reflexões, textos que sensibilizam autor do portifólio, fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas. Alguns critérios devem ser levantados para a produção e a avaliação do portifólio.
Memorial - relato de sua experiência como educador;
Memorial de leitura - reflexão sobre o seu processo de letramento e suas experiências como leitor, desde a infância;
Relatórios Reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
Registro dos encontros presenciais;
Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que façam parte de sua pasta;
Fotos de sua sala de aula;
Cópias de atividades dos alunos - não escolha apenas os alunos de destaque positivo, mostre também aqueles que tem dificuldade e que, com o seu trabalho, tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
Sugestões de atividades que foram feitas por você e que não estão no material.E outros descritores que o formador achar necessário.
Sugestões:
1 - Criação do BLOG, e todos esses registro deverão ter data para a publicação e verificação do formador.
2 - Na impossibilidade da criação do blog, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor Formador, para que a cada oficina seja entregue relatórios, textos e fotos que serão aquivados nas pastas.
Dessa forma, evita-se que o professor protele a criação do portifólio e ao final do ano desista do curso, por não ter tempo para construir material tão extenso.
1º Passo:O cursista deverá dedicar 5h para o estudo de cada Unidade. Esse estudo pode ser individual ou em grupos de estudo. Antes que cada oficina ocorra, ele deverá estudar duas unidades, logo, 10h de estudo antes dos encontros com o formador.
2º Passo:Depois de estudar as duas unidades da TP que estiver em foco naquele momento, incluindo o Ampliando nossas referências, o cursista aplicará um AVANÇANDO NA PRÁTICA em sua sala de aula e recolherá todas as tarefas produzidas pelos alunos dele.
3º Passo:Após a aplicação da atividade, o cursista executará a LIÇÃO DE CASA , que é o registro reflexivo sobre a aplicação prática em sala de aula. Esse relato deverá ser em formato de um texto de relatório reflexivo, no qual, além das descrições das ações, deverá vir reflexões do cursista.
4º Passo :Depois de estudar e responder todas as Atividades propostas nas unidades da TP em análise; aplicado o Avançando na Prática na sala de aula e cumprida a Lição de Casa, o cursista se encaminhará para a OFICINA COM O FORMADOR, não esquecendo de levar os materiais dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário