1- Inicialmente houve a acolhida através do slide Bom Dia e, em seguida, realizamos uma dinâmica de apresentação.
2- No primeiro momento da oficina foi apresentado e discutido um resumo de todo conteúdo das unidades 09 e 10 da TP3.
3- No segundo momento da oficina a grande novidade foi à exposição das atividades e apresentação dos relatórios reflexivos feitos pelos cursistas, com base nas experiências dos Avançando na prática que cada um realizou. A discussão foi muito satisfatória considerando que a apresentação dos êxitos de uma determinada atividade (Avançando na Prática) serve de estímulo para os demais professores que ainda não trabalharam aquela atividade.
4- No terceiro momento os cursistas dividiram – se em grupos para o desenvolvimento de 03 atividades sobre gêneros textuais. A atividade 01 foi classificar gêneros textuais e identificar a função de cada um. Atividade 02 – classificação de um cordel quanto à composição (décima), rimas (emparelhadas e alternadas) e a métrica dos versos. A atividade 03 foi à produção de um cordel e a utilização da técnica da xilogravura, mas infelizmente o tempo não foi suficiente para o completo desenvolvimento da atividade proposta.
5- No quarto momento sugeri que os cursistas avaliassem a oficina e eles relataram que foi muito proveitosa, porém, acharam o tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades.
6- Dando continuidade foi apresentado e discutido o tema da próxima oficina que será Tipologia Textual unidades 11e 12 da TP3.
7- A oficina foi muito bem participativa, houve interação e troca de experiências vivenciadas em sala de aula.
FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário