
GESTAR II - CARIÚS/CE
3ª OFICINA – TP3 UNIDADES 9 E 10
TEMAS:
GÊNEROS TEXTUAIS
CLASSIFICANDO GÊNEROS TEXTUAIS
GÊNERO LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO
GÊNERO POÉTICO: O CORDEL
Formadora: lidiana_va@hotmail.com
Blog: lidianavahotmailcom.blogspot.com
3ª OFICINA
TP3 UNIDADES 9 E 10
1º MOMENTO
TP3 UNIDADES 9 E 10
1º MOMENTO
GENÊROS TEXTUAIS
“Um texto é toda e qualquer unidade de informação seja escrita ou falada no contexto da interação”
OBJETIVOS:
1. Relacionar gêneros textuais com competências sociocomunicativa.
2. Identificar características que levam a classificação de um gênero textual.
3. Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.
4. Distinguir características de gênero literário e de não – literário.
REFLEXÃO
Considerando que todo dia você pega o jornal para saber as últimas notícias. Em seguida, vai à caixa dos correios e descobre que recebeu folheto de propaganda e uma carta de um amigo Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta para casa, pega um livro de receitas e escolhe uma para preparar um prato. E antes de dormir pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns. Não é de hoje que a nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósito de leitura – entre outras palavras, eles têm “características sociocomunicativas”, definido pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
Gêneros Textuais
• São tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não.
• Anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.
Características de Gênero Literário
• Texto Literário:
• Função poética da linguagem;
• · ênfase na expressão;
• · linguagem conotativa;
• · linguagem mais pessoal, emotiva;
• · recriação da realidade;
• · ambigüidade – recurso criativo.
• Plurissignificativa e de intenso dinamismo
Gênero não-literário
• Texto não-literário ou informativo
• Ênfase no conteúdo;
• Linguagem denotativa;
• Linguagem mais impessoal;
• Realidade apenas traduzida;
• Normalmente sem ambigüidade ou duplas interpretações.
IDENTIFICAÇÃO DOS GÊNEROS
poema
RECEITA DE BOLO
Soneto de Separação
• De repente do riso fez-se o pranto
• Silencioso e branco como a bruma
• E das bocas unidas fez-se a espuma
• E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
• De repente da calma fez-se o vento
• Que dos olhos desfez a última chama
• E da paixão fez-se o pressentimento
• E do momento imóvel fez-se o drama.
• De repente, não mais que de repente
• Fez-se de triste o que se fez amante
• E de sozinho o que se fez contente.
• Fez-se do amigo próximo o distante
• Fez-se da vida uma aventura errante
• De repente, não mais que de repente.
Cordel - Sertão
Pobre sertão seco e maltratado
De um povo triste e desesperançado,
Que tantos prometem e ninguém faz nada
E a morte de crianças que costuma ser mostrada!
Rico é o sertão que queremos ter,
Exportando talentos com muito prazer,
Gente que vive na exclusão...
Mas que não trás a raiva em seu coração!
Inóspito sertão sem alegria,
Que vive sofrendo a agonia,
Mostra a sua tolerância e fraqueza,
Mas manifeste sua virtual realeza!
Paraíso de sertão que queremos ver,
É o que tem escondido e não nos deixam saber
Suas fontes de águas no subsolo guardadas
Que não querem que sejam mostradas!
Abram a voz queridos sertanejos,
Cantem cordéis ilustres brasileiros,
Pois os seus cantos serão ouvidos
E seus pedidos atendidos!
De um povo triste e desesperançado,
Que tantos prometem e ninguém faz nada
E a morte de crianças que costuma ser mostrada!
Rico é o sertão que queremos ter,
Exportando talentos com muito prazer,
Gente que vive na exclusão...
Mas que não trás a raiva em seu coração!
Inóspito sertão sem alegria,
Que vive sofrendo a agonia,
Mostra a sua tolerância e fraqueza,
Mas manifeste sua virtual realeza!
Paraíso de sertão que queremos ver,
É o que tem escondido e não nos deixam saber
Suas fontes de águas no subsolo guardadas
Que não querem que sejam mostradas!
Abram a voz queridos sertanejos,
Cantem cordéis ilustres brasileiros,
Pois os seus cantos serão ouvidos
E seus pedidos atendidos!
Gênero Poético
Poesia é um texto em que o significante não existe meramente a serviço do significado.
Sonoridade
Aspecto visual
Relação com as palavras
Ritmo
Gênero poético
• Poesia é a forma de expressão lingüística destinada a evocar sensações, impressões e emoções por meio da união de sons, ritmos e harmonias, utilizando-se vocábulos essencialmente metafóricos.
• A poesia surgiu intimamente ligada à música
• O Poema é a obra deste gênero.
O cordel
• É uma atividade de contar história que vem desde a Idade Média e, no Brasil surgiu em no século XII através dos Colonizadores, em Salvador Bahia.
Principais Características do Cordel
• Métrica e Rima são dois elementos que dão sabor ao verso popular.
• O verso pode ser feito com qualquer número de sílaba, mas se uma estrofe contém o primeiro verso com sete sílabas, os demais terão o mesmo número de sílabas.
Características da métrica
• Métrica: É o número de sílabas poéticas do verso.
• Na contagem das sílabas métricas (escansão), observam-se, geralmente, as seguintes normas:
• A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo;
• Faz-se a contagem de sílabas até a sílaba tônica da última palavra;
• Acomodar as sílabas seguindo a entonação. Elisão = supressão de sons ou a sinalefa = acomodação de vários sons a uma única sílaba métrica).
• Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma sílaba métrica;
• Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra começa por vogal, unem-se esses fonemas numa única sílaba métrica.
Exemplo de Métrica
• Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
•
• Ou – vi – ram – do – I – pi – ran – ga – as – mar – gens – plá – ci – das = 14 sílabas gramaticais
•
• Ou – vi – ram – doI – pi – ran – gaAs – mar – gens – plá = 10 sílabas poéticas
•
Características da Rima
• Rima é a uniformidade de um som na terminação de dois ou mais versos.
• Os modos principais de rimas são:
1- Rimas alternadas ou cruzadas
2- Rimas emparelhadas
Setilha ou Sétima
Nessa espécie de composição, o segundo verso rima com o quarto e o sétimo, enquanto o quinto rima com o sexto, permanecendo o terceiro livre, o primeiro está obrigado à deixa da estrofe anterior
Exemplo de Setilha – sete versos
• a –Estrofe com sete versos
• b- A setilha é sem igual
• c- Tem rima com versos pares
• b- Com um diferencial
• d- O verso quinto com o sexto
• d- Rima em parelha no texto
• b- E sétimo fecha o final.
Sextilha – seis versos
• Obrigatoriamente o segundo verso rima com o quarto e o sexto;
• Os demais são livres;
• O primeiro verso de uma estrofe deve rimar com o último verso da estrofe anterior.
Exemplo de sextilha
• a- A sextilha é uma estrofe
• b- Que mostra no seu contexto
• c- seis versos de sete sílabas
• b- E apresenta o seu texto
• d- Refinando o segundo verso
• b- Com o quarto e o sexto.
Décimas – 10 versos
• O primeiro rima com o quarto e o quinto;
• O segundo com o terceiro;
• O sexto e o sétimo com o décimo;
• O oitavo com o nono
Exemplo de décima
• a- Fechada, aberta, comum
• b- a décima tem muitas formas
• b- Mas entre as diversas normas
• a- Cito dos exemplos, um
• a- Onde não se ver nenhum
• c- Verso solto sem rimar
• c- Logo se pode afirmar
• d- A comum tem tais estéticas
• d- Com sete sílabas poéticas
• d- Deve se metrificar .
2º MOMENTO DA OFICINA
AVAÇANDO NA PRÁTICA
• APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS;
• SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS REFLEXIVOS;
3º MOMENTO ATIVIDADE 01
• Dinâmica de divisão de grupos;
• Sorteio de um texto (poema, anuncio, charge, carta, bula, notícia) para cada grupo identificar nos textos:
- Quem escreve;
- Apara quem escreve;
- Qual foi a finalidade do texto;
- A linguagem foi informal ou formal;
- Houve intenção estética (poética).
- Apresentação das equipes com o objetivo que as outras equipes identifiquem qual foi o gênero textual apresentado.
ATIVIDADE 02
• Identificação de um cordel quanto à métrica, a rima e o tipo de composição;
• Produção de um cordel;
• Utilização a técnica de xilogravura para a confecção da capa do cordel;
• Apresentação dos cordéis.
4º MOMENTO AVALIAÇÃO
5º MOMENTO TEMA DA PRÓXIMA OFICINA
• Uma breve discussão sobre o tema Tipos Textuais:
• Quais são os Tipos Textuais?
• Esse é o assunto das unidades 11 e 12 do TP3.
• Estudem!
• A próxima oficina será dia ________.
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