
SUGESTÃO DE ATIVIDADE SOBRE LITERATURA PARA ADOLESCENTES.
Objetivo: Conhecer o que os adolescentes lêem.
- Ponto de partida.
Durante a sua vida escolar, e mesmo fora da escola você deve ter experimentado momentos especiais com a leitura de algum livro de literatura ou de uma simples história. Ao ler, vivemos emoções muito particulares, por isso um livro pode ser lido por duas pessoas que tenha impressões e opiniões muito diferentes da história ao final da leitura. Está ai a magia de ser leitor e poder construir, a cada experiência de leitura, uma história pessoal com os livros, os autores, as emoções, e a aventuras de cada texto.
Algum dia você já parou para pensar sobre suas experiência com as histórias contadas nos livros?
Iremos realizar um exercício de memória, é preciso mergulhar nas lembranças pessoais.
Retire uma pergunta da caixa, faça uma leitura em voz alta e escolha um colega para respondê-la. Caso o colega não consiga responder, ele escolherá um outro colega para responder.
As perguntas são as seguintes:
- Conte como foi o seu contato com a literatura, o mundo das histórias.
- Fale um pouco dos livros que conheceu, das histórias que escutou, das suas vontades como leitoras e dos livros que gostaria de ver ou ler.
- Indique um livro ou uma história para um amigo da sala ler e gostar.
- Você conhece alguma história de literatura escrita especialmente para jovens?
- Você já leu alguma história que tenha conseguido despertar o seu interesse?
- Você já quis ler um livro até o final? Por quê?
- Se você pudesse escolher um livro, qual tipo de história você gostaria de ler agora?
- Qual é sua opinião sobre os livros que você já leu?
- Por que você acha determinado tema mais interessante?
- Conte em uma produção escrita sua história de leitura. Após a escrita, leia o texto que você produziu e observe a organização, a grafia das palavras e o emprego da pontuação e apresente - o para os colegas.
Objetivo: Despertar o interesse do aluno pela literatura.
a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a história.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.
Após a leitura dos livros os alunos irão confeccionar cartazes: linguagem apelativa, imagem e cores, frases curtas e diretas, perguntas sugestivas que chamem a atenção dos outros a ler o livro o qual ele leu.
Antes de terminar a aula, peça aos alunos que observe todos os cartazes, e escolha uma indicação de leitura que tenha interessado.
Objetivo: Despertar o interesse e apreço pela leitura literária.
1. Ponto de partida:
a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a história.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.
- Para apresentar, você poderá usar apenas o recurso de voz ou abusar da criatividade; cante, dance, dramatize, invente um programa de rádio, um jornal falado, uma conversa entre vizinhas e tudo mais que sua imaginação permitir.
- Como sugestão, agende no máximo uma apresentação por dia e dê seqüência aos trabalhos por três ou quatro semanas.
Objetivo: Despertar o interesse e apreço pela poesia.
1. Ponto de partida:
a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de estimular o aluno falando rapidamente do assunto, da capa e o título criando boas expectativas para o livro.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.
1. Leitura compartilhada de um poema (um poema dividido em estofes e estrofes divididas em versos e distribuídas entre os alunos).
2. Na aula anterior foi sugerida que cada aluno trouxesse uma foto considerada muito especial. Em circulo para que todos se vejam e comece a apresentação das fotos (estimule a falarem dos aspectos psicológicos).
3. Os alunos serão convidados a escrever um texto ritmado, sonoro e poético, (sobre a foto) que fale das emoções e que se preocupe com a harmonia das idéias, da sonoridade e da poesia.
4. Quando o texto estiver pronto, peça aos autores que leiam voz alta. Valorize a criação e estimule a produção!
5. Montagem de um mural na sala: RETRATOS POÉTICOS.
6. Apresente aos alunos vários livros de poesias e estimule-os a escolher um para ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário