TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (5º a 8º séries)
ARTES VISUAIS
A escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal.
ARTES VISUAIS: OBJETIVOS GERAIS (p. 65)
- Expressar, representar idéias, emoções, sensações, desenvolvendo trabalhos;
- Construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão;
- Interagir com materiais e multimeios;
- Técnicas de arte, com pesquisa, experimentação e comunicação próprios;
- Autoconfiança com a produção pessoal;
- Fontes de documentação de arte;
- Relações entre as artes visuais e as outras áreas.
CONTEÚDOS DE ARTES VISUAIS (p. 66)
Produção do aluno em Artes Visuais
- Desenho, pintura, colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas, arte em computador e outros;
- Elementos da linguagem visual, suas relações no espaço (bi e tridimensional); ponto, linha, plano, cor, luz, volume, textura, movimento e ritmo. (p.63) e suas articulações nas imagens produzidas;
- Representação e comunicação das formas visuais;
- Materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas;
- Trabalhos individuais e grupais.
Apreciação significativa em Artes Visuais (p. 67)
- Análise de formas visuais;
- Diferentes técnicas e procedimentos;
- Análise de produções visuais e concepções estéticas presentes nas culturas;
- Leitura das formas visuais em meios de comunicação;
- Análise crítica de elementos e formas visuais;
- Apreciação de imagens.
As Artes Visuais como produção cultural e histórica
- Observação, pesquisa e conhecimento de obras, produtores e movimentos;
- Compreensão sobre o valor das artes visuais e suas articulações com a ética;
- Ação social dos produtores de arte;
- Freqüência às fontes de informação e comunicação artística;
- Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira;
- Conhecimento crítico.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
- Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais;
- Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero;
- Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza;
- Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas;
- Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.
DANÇA (p. 70)
“A escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo de dança, pois dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, desconstruir, revelar e transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade”.
A dança é forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação, assim como o uso da memória, da interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica. O corpo é conhecimento, emoção, comunicação, expressão.
Para os alunos, dançar é uma possibilidade de se perceberem livres e estarem vivos.
DANÇA: OBJETIVOS GERAIS
- Experiências corporais e de movimento e de dança dos alunos.
- Cooperação, respeito, diálogo e valorização das possibilidades de interpretação e de criação em dança;
- Capacidade de discriminação verbal, visual e sinestésica e de preparo corporal;
- Relações entre corpo, dança e sociedade;
- Informações sobre dança.
- Fazer, apreciar e contextualizar a dança e a vida em sociedade.
- Apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos.
CONTEÚDOS DE DANÇA (p. 74)
- Habilidades básicas do corpo e dos elementos da dança. Percepção, sensação, sinestesia. Técnica, conhecimento, habilidades corporais como caminho para criação e interpretação pessoais em dança.
- Princípios do movimento, do condicionamento físico, elementos de consciência corporal e algumas técnicas codificadas.
- Construir relações corporais críticas e construtivas com diferentes maneiras de ver / sentir o corpo em movimento.
- Coreologia: compreender a lógica da dança – o que, como, onde e com o que as pessoas se movem. Como o corpo se move no tempo, no espaço e o uso da energia. Ocupação da kinesfera (espaço pessoal).
- História da dança, formas e estilos, estudos étnicos.
Dançar
- Desenvolvimento das atividades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando memorização e reprodução de seqüências de movimentos;
- Transformações ocorridas no corpo quanto à forma, sensações, percepções;
- Aquecimento, relaxamento e compensação do corpo, e noções de anatomia;
- Prevenção às lesões.
Apreciar e dançar
- Elementos do movimento: partes do corpo, dinâmica, uso do espaço e das ações;
- Repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação;
- Diferentes estímulos para improvisação e composição coreográfica.
Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
- Conhecimento dos dançarinos / coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões;
- Reflexão e contextualização;
- Análise, registro e documentação;
- Relações entre olhar-fazer; o papel do corpo na dança.
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO EM DANÇA
- Saber mover-se com consciência, desenvoltura, qualidade e clareza dentro de suas possibilidades de movimento e das escolhas que faz;
- Conhecer as possibilidades dos processos criativos em dança e suas interações com a sociedade;
- Tomar decisões próprias na organização dos processos criativos individuais e de grupo em relação a movimentos, música, cenário e espaço cênico;
- Conhecer as principais correntes históricas da dança e as manifestações culturais populares e suas influências nos processos criativos pessoais;
- Saber expressar com desenvoltura, clareza, critério suas idéias e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste.
MÚSICA (p.80)
Desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais; que parta do conhecimento a das experiências que o jovem traz de seu cotidiano.
Ecologia Acústica. Percepção dos sons do meio ambiente; procura estudar os sons quanto à sua propagação e densidade em espaços diferenciados. Atitude crítica diante das conseqüências da poluição sonora. O aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.
MÚSICA: OBJETIVOS GERAIS (p. 81)
- Progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de improvisar, compor, interpretar e apreciar;
- Percepção auditiva e memória musical;
- Aprender a explorar diferentes estruturas sonoras, contrastar e modificar idéias musicais.
- Sons de diversas naturezas e procedências, desenvolvendo a autoconfiança, senso estético crítico, concentração, capacidade de análise e síntese, trabalho em equipe, respeito e cooperação;
- Uso de formas de registro sonoro;
- Voz como meio de expressão e comunicação musicais;
- Interpretar e apreciar músicas;
- Respeito diante da variedade de manifestações musicais;
- Valorizar as diversas culturas musicais;
- Sensibilidade e consciência estético-crítica diante do meio ambiente sonoro;
- Música produzida pelos meios tecnológicos contemporâneos;
- Profissões e profissionais da área musical.
CONTEÚDOS DE MÚSICA
Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação (p. 82)
- Utilização dos sistemas musicais: modal, tonal e outros;
- Elementos da linguagem musical;
- Sons de inúmeras procedências;
- Construção de instrumentos musicais;
- Trechos de musicas grafados;
- Escuta e fazer musical, memória musical;
- Músicas do meio sociocultural e do patrimônio musical;
- Músicas das culturas populares brasileiras;
- Jingles, trilha sonora, arranjos.
Apreciação significativa em Música
- Escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
Compreensão da Música como produto cultural e histórico (p. 85)
- Contextualização;
- Posicionamento crítico.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM MÚSICA
- Criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros;
- Utilizar conhecimentos básicos da linguagem musical, comunicando-se e expressando-se musicalmente;
- Conhecer e apreciar músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade em diferentes períodos históricos e espaços geográficos;
- Reconhecer e comparar – por meio da percepção sonora – composições quanto aos elementos da linguagem musical;
- Refletir, discutir e analisar aspectos das relações socioculturais que os jovens estabelecem com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos, com o mercado cultural.
TEATRO (p. 88)
“O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano”.
Socialização. Capacidade de dialogar, negociação, tolerância, convivência com a ambigüidade. A tematização do texto dramático inicia-se no plano sensório-corporal, por meio da experimentação com gestos e atitudes.
Processos de apreciação artística. Observação, pesquisa e entendimento de que os textos dramáticos, as formas de representação e as formas cênicas tem tradições inseridas em diversas épocas e culturas.
Linguagem do palco e presença de cena. O jovem encontra no teatro um espaço de liberdade para se confrontar por meio do diálogo e da representação com questões éticas como justiça e solidariedade.
TEATRO: OBJETIVOS GERAIS
- Compreender o teatro em suas dimensões artística, estética, histórica, social e antropológica;
- Compreender a organização dos papéis sociais;
- Improvisar com os elementos da linguagem teatral;
- História do Teatro e estilos;
- Produção teatral;
- Respeito, compromisso e reciprocidade;
- Desenvolvimento da solidariedade social.
CONTEÚDOS DO TEATRO
Teatro como comunicação e produção coletiva
- Improvisações;
- Expressar e criar significados no plano sensório-corporal;
- Elementos para a construção de uma cena teatral: ator, papel, personagem, peça, roteiro, enredo, cenário, locação;
- Observação do universo circundante, do mundo físico e da cultura;
- Elementos e recursos da linguagem teatral: maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia, iluminação;
- Cenas com enredo, história, conflito dramático, personagens, diálogo, local e ação dramática;
- Divulgação do espetáculo teatral;
- Processo intergrupal;
- Recursos para a atividade teatral disponíveis na escola e na comunidade.
Teatro como apreciação
- Interdependência dos elementos da cena: atuação, coordenação da cena, cenário, iluminação, sonorização;
- Palco-platéia (relação teatral) e jogos teatrais.
Teatro como produto histórico-cultural
- História do Teatro; diversidade cultural; formas de construção das narrativas e estilos: tragédia, drama, comédia, farsa, melodrama, circo, teatro épico; textos dramáticos; teatro local, nacional e dramaturgia universal.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM TEATRO (p. 93)
- Saber improvisar a atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz;
- Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para sua estruturação;
- Estar capacitado a emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética, artística, étnica ou de gênero;
- Identificar momentos importantes da história do teatro, da dramaturgia local, nacional ou internacional, refletindo e relacionando os aspectos estéticos e cênicos;
- Valorizar as fontes de documentação, os acervos e os arquivos da produção artística teatral.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A ARTE
As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar os alunos a desenvolver modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO DE TRABALHO
Organização dos materiais a serem utilizados dentro do espaço de trabalho; clareza visual e funcionamento do ambiente; marca pessoal do professor, “estética do ambiente”; característica do espaço.
OS INSTRUMENTOS DE REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS
Registrar e documentar as atividades.
A PESQUISA DE FONTES DE INSTRUÇÃO E DE COMUNICAÇÃO EM ARTE
Imagens, textos, vídeos, exposições.
A HISTÓRIA DA ARTE / A PERCEPÇÃO DE QUALIDADES ESTÉTICAS
AS AÇÕES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
Professor:
Antes da aula: pesquisador, apreciador de arte, organização da aula e do espaço, estudioso da arte, profissional da escola.
Durante a aula: incentivador da produção, estimulador do olhar crítico, curiosidade e desafio, inventor de formas de apreciação de arte, acolhedor de materiais, idéias e sugestões dos alunos, destino para os trabalhos dos alunos, análise dos trabalhos.
Depois da aula: articulador das aulas, avaliador das aulas, imaginador do que irá acontecer.
Alunos: Respeito, organização, curiosidade.
Formação em Minas Gerais ( UAI, SÔ)
Há 15 anos
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