GESTAR II CARIÚS -CE

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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PROJETO DE LEITURA


Leitura de textos literários para os alunos
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
  FONTE: Nova Escola.
Objetivo geral 

Formar professores para o trabalho com leitura de textos literários para os alunos.

Objetivos específicos 
- Estudar comportamentos, procedimentos e propósitos leitores.
- Compreender o que os alunos aprendem com a leitura em voz alta feita pelo professor.
- Estudar a prática e a intenção dos momentos de leitura (o antes, o durante e o depois).
- Tornar a leitura de textos literários uma atividade permanente em toda a escola.

Conteúdos
- Concepção de leitura.
- Formação de leitores.
- Modalidades organizativas.
- Leitura em voz alta pelo professor.

Anos
1º ao 5º.

Tempo estimado
Um semestre.

Material necessário
Cartolina, pincel atômico, os textos citados neste projeto, retroprojetor ou data show e filmadora.

Desenvolvimento 
 
1ª etapa Diagnóstico da leitura
Observe como e com quais objetivos os professores leem para as crianças e o que ocorre antes, durante e depois da apreciação dos livros literários.

2ª etapa Introdução do projeto
Inicie o encontro de formação lendo uma obra literária (escrita para adultos) em voz alta, com o objetivo de você servir como bom modelo de leitor para os professores. Conte que todas as reuniões pedagógicas começarão assim e que, após cada leitura, haverá espaço para comentários sobre as percepções a respeito da leitura. Sugira que os professores abram esse tipo de debate com os alunos quando lerem para eles. Em seguida, apresente a proposta de formação e os objetivos a ser alcançados. Compartilhe as cenas que observou em sala de aula, criando condições para que todos percebam a necessidade de desenvolver o trabalho. Combine que você fará outras observações para acompanhar a evolução do trabalho e dará devolutivas ao grupo. Diga também que, a cada encontro, todos devem fazer registros reflexivos sobre o que aprenderam ou ainda
têm dúvidas.

3ª etapa Reflexão inicial
Comece a atividade oferecendo à equipe textos de literatura infantil variados, como contos, crônicas e poesias. Peça que escolham um para ler. Deixe que analisem o material por dez minutos e depois justifiquem a opção feita, levando-os a refletir sobre as primeiras impressões causadas pela capa e contracapa e pelos textos da orelha e da apresentação. Ressalte a importância de compartilhar os critérios de seleção. Essas observações e a troca de opiniões são alguns dos comportamentos leitores a ensinar aos alunos. Converse sobre outros critérios usados para selecionar livros, como o conhecimento prévio sobre o autor, a editora e o gênero. Registre o que foi discutido e, para a próxima reunião, solicite a leitura do capítulo 4 do livro Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, de Delia Lerner.

4ª etapa Discussão de conceitos
Assista com o grupo ao vídeo Aprender a Linguagem que Se Escreve, do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do Ministério da Educação (MEC). Baseado nele e no texto de Delia Lerner, levante a discussão sobre como a escola trata a leitura literária. Coloque questões como: com que finalidade se lê? O que é preciso saber para ajudar os alunos a ser leitores autônomos? A própria equipe tem hábitos leitores no tempo livre? Repare se os professores percebem que o ensino da leitura deve ser intencional e exige um planejamento com objetivos claros. Proponha a confecção conjunta de um quadro com os comportamentos, propósitos e procedimentos leitores para consultas futuras. Elabore com a equipe um planejamento de leitura em voz alta no qual constem os seguintes itens: como o professor apresentará o livro, fará a leitura e mostrará as imagens; em que momentos da história ele pode parar para que os alunos antecipem o que vai acontecer e como será a conversa após a leitura.

5ª etapa Acompanhamento
Faça observações das atividades com base no planejamento feito coletivamente, avalie os avanços e o que ainda falta aprimorar. Filme os procedimentos na sala de aula a fim de estudar na próxima reunião pedagógica as teorias implícitas na atividade. Registre, em especial, os seguintes passos dos professores:
- Antes da leitura Ele explicitam os critérios de escolha? Apresentam autor, ilustrador, título, gênero e editora? Investem na estratégia de antecipação?
- Durante Fazem entonações e pausas? Dão emoção ao texto? Preocupam-se em mostrar as ilustrações? Permitem que as crianças repitam falas conhecidas ou cantem músicas da história?
- Depois Fazem comentários? Instigam os alunos a opinar? Retomam trechos?

6ª etapa Tematização
Comente os resultados da observação com a equipe e sistematize com os professores, em uma tabela, os passos citados na etapa anterior. É hora de debater sobre como eles contribuem para a ampliação dos comportamentos leitores. Para isso, tematize a prática de sala de aula, assistindo ao vídeo gravado em classe e refletindo sobre ele.

7ª etapa Seleção de boas obras
Proponha aos professores a leitura de duas versões de uma mesma história. Por exemplo, o livro Branca de Neve, dos irmãos Grimm, nas versões original e adaptada. Reflita sobre as diferenças entre as obras e sobre o que uma adaptação precisa para ser boa (como preservar as características dos personagens). Combine que todos pesquisarão boas obras para o acervo da escola. Retome o capítulo 4 do livro Ler e Escrever na Escola, no qual há um texto sobre a gestão do tempo, e discuta a importância de tornar a leitura literária uma atividade diária permanente.

Avaliação

Use os registros reflexivos e as observações de sala de aula para avaliar o andamento do projeto e replanejá-lo quando preciso. Analise se os professores veem os comportamentos leitores como conteúdos, leem para os alunos com diferentes propósitos e planejam as leituras. Lembre que devem ficar atentos às reações dos alunos - se há curiosidade sobre o autor e se eles antecipam acontecimentos.

Consultoria: Ana Amélia Inoue e Débora Rana
Selecionadoras do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Investimento em educação


Investimento em educação atinge meta de 5% do PIB e é o maior da história
Quarta-feira, 03 de novembro de 2010 - 18:40
O investimento público direto em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), chegou a 5% no Brasil – ou seja, alcançou a meta proposta para este ano. O valor representa 1% a mais do que foi investido até 2003 e é o maior já registrado na história do país. Os dados, referentes ao ano de 2009, são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Agora, estamos ficando alinhados com o que ocorre nos países desenvolvidos”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira, 3. Ele se referia ao padrão de investimento dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): em torno de 6% do PIB.

Haddad salientou que todo o incremento, em relação aos anos anteriores, se deu na educação básica. Este ano, o investimento nessa etapa chegou a 4,3% do PIB, enquanto na educação superior o percentual chegou a 0,7%.

O ministro também informou que a distância entre o investimento na educação básica e na educação superior, por aluno, diminuiu ainda mais. Em 2000, a diferença era de 11 vezes. Em 2009, caiu para 5,1 vezes.

Série histórica – O maior salto no investimento público em educação relativo ao PIB se deu em 2006, quando passou de 3,9% no ano anterior para 4,3%. Nos anos seguintes, o percentual subiu para 4,5%, 4,7%, até chegar ao patamar dos 5% em 2009.

No cálculo do investimento público em educação relativo ao PIB não estão incluídas as despesas com aposentadorias e pensões, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Os dados referem-se à destinação de recursos consolidada do governo federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Letícia Tancredi