GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 15 de junho de 2010

ROTEIRO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS OFICINAS- OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS OFICINAS
1) Roda de conversa para compartilhar a proposta de trabalho:
·                                 Definir o gênero e o tema discutindo o motivo da escolha; explicar claramente sobre todas as atividades que serão desenvolvidas; organizar as atividades coletivamente, pedindo sugestões, aguçando a criatividade dos alunos. Exposição das atividades com as etapas e propostas definidas. (Cartaz).
 
2) Detectar o conhecimento prévio do aluno:
·                                 Compartilhar o conhecimento dos alunos sobre o gênero; fazendo pergunta, estimulando a participação de todos;propor a produção de um texto individual definindo:a finalidade, o destinatário, as funções do aluno autor no desenvolvimento das atividades; anotar e refletir sobre os conhecimentos dos alunos para fazer as intervenções no decorrer do processo ensino/aprendizagem.
 
3) Ampliar o repertório dos alunos sobre o gênero:
·                                 Elaborar um roteiro de atividades incentivando a leitura, a escrita, a oralidade e a pesquisa, oferecendo textos bons e variados para apreciação dos alunos.
 
4) Analisar as marcas do gênero:
·                                 Sistematizar os conhecimentos e fazer as intervenções favorecendo aos alunos a análise e a identificação dos recursos utilizados pelos autores na escrita. Ex:(as expressões próprias:rimas,aliterações,versos,etc).
 
5) Buscar informações sobre o tema:
·                                 Dar condições para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o gênero, explorando as diferentes características do gênero escolhido, ressaltando obras de autores consagrados da literatura brasileira e dos poetas regionais, resgatando poesias populares. Realização de pesquisas e entrevistas. O professor deverá ser o mediador no direcionamento de todas as atividades.
 
6) Produzir um texto coletivo:
·                                 Trocar idéias; expor as dúvidas; compartilhar o conhecimento. Estimular a participação orientando sobre a estrutura do texto, a organização das falas, investigando e fazendo as intervenções necessárias.
 
7) Produção individual do texto:
·                                 Revisar todo o processo de produção, resgatando os recursos aprendidos ao longo da seqüência didática. Pedir que os alunos produzam o texto.
 
8) Revisão e aprimoramento do texto:
·                                 Análise individual dos textos:identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto;incentivando os alunos a ler e reler o texto esclarecendo o que não está bem claro,elogiando os pontos positivos,levando-os a refletirem sobre os aspectos que devem ser melhorados.
 
9) Publicar os textos produzidos pelos alunos:
·                                 Organizar um Sarau(exposição dos textos dos alunos, de alguns autores consagrados da literatura brasileira e de poetas regional através de um Recital Poético),envolvendo toda a comunidade escolar.Premiar os melhores textos elaborados pelos alunos.
 

Sequência didática e ensino de gêneros textuais


Sequência didática e ensino de gêneros textuais

Autora: Heloísa Amaral
 
O que são sequências didáticas?

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

São exemplos de sequências didáticas para o ensino de Língua Portuguesa as oficinas dos fascículos distribuídos nas três edições do Prêmio Escrevendo o Futuro. Nas edições 2004 e 2006, são: Pontos de vista, Poetas da escola e Se bem me lembro... Essas sequências orientam o professor para o trabalho com os seguintes gêneros de texto: artigo de opinião, poesia e memória.
As sequências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?

Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
  
Por que usar sequências didáticas ao ensinar Língua Portuguesa?
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.
Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.
O que é preciso para realizar sequências didáticas para os diferentes gêneros textuais?

É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades.
Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
Quais as etapas de realização e aplicação de uma sequência didática de gêneros textuais?

Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte sequência didática:


1.       Apresentação da proposta
2.       Partir do conhecimento prévio dos alunos
3.       Contato inicial com o gênero textual em estudo
4.       Produção do texto inicial
5.       Ampliação do repertório sobre o gênero em estudo, por meio de leituras e análise de textos do gênero
6.       Organização e sistematização do conhecimento sobre o gênero: estudo detalhado de sua situação de produção e circulação; estudo de elementos próprios da composição do gênero e de características da linguagem nele utilizada.
7.       Produção coletiva
8.       Produção individual
9.       Revisão e reescrita

Passos para uma boa produção textual

Fernanda Vaz Ferreira
Professora professora
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
Ipameri - GO
 
Passos para uma boa produção textual
·                                 Número de educadores que participaram das oficinas: 20
·                                 Número de escolas que participaram das oficinas: 6
·                                 Número de municípios que os participantes atuam: 1
 
 
 
 
O objetivo das oficinas é saber o que são seqüências didáticas,para que servem e como usá-las para produção de gêneros textuais.
 
É de suma importância trabalhar com seqüência didática. Trata-se de um conjunto de regras importantes para podermos ensinar um determinado conteúdo. Precisamos chamar a atenção dos alunos para os fatos que os motivaram a escrever as produções textuais.
 
É de grande importância o professor esclarecer todas as dúvidas dos alunos antes de pedir para eles escrever um texto. O esclarecimento ajudará na hora da escrita, porque quando se trabalha oralmente o aluno, na maioria das vezes, sente maior facilidade de relatar o que pensa, o que entende. Ao contrário de quando escreve, pois o aluno se perde no meio de tantas palavras, e acaba deixando o texto confuso e de difícil interpretação.
 
Ao se trabalhar um gênero textual o professor deve levar em conta o que realmente ele quer com o texto proposto. Em primeiro lugar o professor deverá ter familiaridade com o que vai ser trabalhado para poder apresentar o texto ao aluno e posteriormente verificar se o aluno tem conhecimento sobre o assunto.
 
Podemos aprender pelas oficinas que se o professor tem uma seqüência didática como : atividades, brincadeiras e perguntas para verificar o que eles entendem do assunto entre outros, conseqüentemente facilitará o desempenho do aluno.
 
A seqüência didática inclui todo conteúdo a ser trabalhado passo a passo, tudo planejado nos mínimos detalhes de maneira a facilitar o aprendizado.
 
O professor deve propor aos alunos que façam pequenos grupos, onde ele entregará vários exemplares diferentes mas com o mesmo tema. Em grupo os alunos poderão conversar e refletir sobre o assunto, onde vão anotar o que entenderam para posteriormente apresentar as idéias ao restante da turma.
 
Não podemos esquecer que por mais difícil que seja trabalhar em grupo, este continua sendo a melhor maneira ,pois há uma união de idéias a serem refletidas, que facilitará o desempenho da criança.
 
Na oficina 2 podemos perceber claramente a importância de se trabalhar com gêneros textuais de maneira planejada, tendo sempre em mente qual é o objetivo do estudo, o que pretendo ensinar e a que conclusões eu quero chegar. Lembrando que: gêneros textuais são grupos de textos, que formam "famílias".
 
Um trabalho bem feito, com certeza será mais eficaz e trará melhores resultados.Vale ressaltar que o professor deverá fazer várias intervenções durante o trabalho,para que o aluno possa ter a certeza de que está sendo claro e objetivo.A dedicação com certeza é a melhor solução para um bom trabalho.

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

O aluno autor de memórias literárias

Narrar memórias é uma habilidade que se aprende. Depois de recolher memórias das pessoas mais velhas da comunidade, os alunos podem reconstruir/recriar essas memórias, sem precisar fazer uma transcrição exata da realidade, pois o ato de narrar é sempre uma criação. Quando se narra um acontecimento de forma literária, o imaginário do narrador atua sobre as memórias recolhidas transformando-as. Ao transformá-las procurando dar-lhes uma "vida" da qual o leitor possa compartilhar, o narrador destaca alguns aspectos mais envolventes e suprime outros.

A aventura de escrever memórias literárias é uma experiência muito rica. A princípio parece não ser fácil, mas, com a ajuda do professor, os alunos poderão aprender a ler e escrever esse gênero de texto tão importante para sua formação.
Publicado na Comunidade Escrevendo o Futuro


À medida que escreve seu texto, o escritor-autor-narrador organiza as vivências rememoradas e as interpreta, usando uma linguagem específica - a literária. Nas memórias literárias, o que é contado não é a realidade exata. A realidade dá sustentação ao texto escrito, mas esse texto é constituído, também, por uma certa dose de inventividade. Por um lado, as memórias literárias se aproximam dos textos históricos quando narram a realidade vivida; por outro lado, aproximam-se do romance porque resultam de um trabalho literário

CRÔNICA

CRÔNICA

A crônica é um texto de caracter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do quotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante.

É um texto subjetivo, pois apresenta a perspectiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polêmico, podendo ser irônico ou humorístico.

É um texto breve e surge sempre assinado numa página fixa do jornal.

CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA

O discurso

Texto curto e inteligível (de imediata percepção);
Apresenta marcas de subjectividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa;
Pode comportar diversos modos de expressão, isoladamente ou em simultâneo:
- narração;
- descrição;
- contemplação / efusão lírica;
- comentários;
- reflexão.

Linguagem com duplos sentidos / jogos de palavras / conotações;
Utiliza a ironia;
Registo de língua corrente ou cuidado;
Discurso que vai do oralizante ao literário;
Predominância da função emotiva da linguagem sobre a informativa;
Vocabulário variado e expressivo de acordo com a intenção do autor;
Pontuação expressiva;
Emprego de recursos estilísticos.

A temática

Aborda aspectos da vida social e quotidiana;
Transmite os contrastes do mundo em que vivemos;
Apresenta episódios reais ou fictícios.

(A crônica pode ser política, desportiva, literária, humorística, econômica, mundana, etc.)

Agenda da oficina extra- Gêneros textuias

 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIÚS – CE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR –II
AGENDA DE TRABALHO DA 15ª OFICINA – EXTRA
GÊNEROS TEXTUAIS – MEMÓRIAS, CRÔNICAS E POEMAS.
DATA: 18 /05/2010

08h00min: Acolhida – Textos em áudio: Por parte de pai – Memórias literárias, A última crônica – crônica, Emigração e as conseqüências – poema.
08h30min: Apresentação e discussão do conteúdo da oficina.
08h45min: Produção textual (desenho).
08h55min: Compartilhamento de lembranças em grupos.
09h10min: plenária socialização das reflexões (um orador por grupo).  
09h20min: Seqüência didática – teste.
09h35min: Leitura comentada do texto seqüência didática.                       
10h00min: Analise de uma síntese da seqüência didática.
10h10min: Construção de um texto coletivo - o lugar onde vivo.
10h50min: Socialização das reflexões sobre o texto coletivo.
11h00min: Revisão do texto em grupos (roteiro para revisão)
12h00min: Encerramento e frequência.


Fotos apresentação da atividade sobre Literatura para Adolescente

fotos da apresentação do Avançando na Prática

Relatório da Oficina de Literatura para Adolescente

RELATÓRIO DA 14ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 24 DO TP6 E UNIDADE 04 DO TP1 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II
A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA DE ABRIL DE 2010, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.

 1. A oficina teve como tema: Literatura para adolescente.

2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã no Salão Paroquial o qual foi introduzido com a leitura do poema “A valsa” de Casimiro de Abreu e,  em seguida, houve análise e discussão dos principais conteúdos das unidades estudadas que objetivaram avaliar o envolvimento do professor com o que os alunos lêem, conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras e desenvolver atividades de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

3. No segundo momento, os cursistas apresentaram como desenvolveram o “Avançando na Prática” com apresentação de cartazes, atividades de alunos e relatórios reflexivos.

4. No terceiro momento realizei com os cursistas uma dinâmica que tinha o objetivo conhecer o que os cursistas lêem e estimular o acesso à literatura, após a conclusão da dinâmica, a turma foi dividia em grupos para a realização das atividades da oficina.

5. Cada equipe planejou uma aula partindo das informações abaixo:
 Objetivo: Despertar o interesse do aluno pela literatura.

a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a história.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.

6. Os cursistas avaliaram a oficina através de um pequeno poema intertextualizando “A valsa” de Casimiro de Abreu.

   7. Para finalizar, apresentei dois slides divertidos sobre intertextualidade, comuniquei que concluímos as oficinas dos TPs, e que a próxima oficina será a primeira oficina extra.

FRANCISCA LIDIANA DA SILVA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA
COORDENADORA

SSUGESTÃO DE ATIVIDADE SOBRE LITERATURA PARA ADOLESCENTES.

  
SUGESTÃO DE ATIVIDADE SOBRE LITERATURA PARA ADOLESCENTES.

Objetivo: Conhecer o que os adolescentes lêem.

  1. Ponto de partida.
Durante a sua vida escolar, e mesmo fora da escola você deve ter experimentado momentos especiais com a leitura de algum livro de literatura ou de uma simples história. Ao ler, vivemos emoções muito particulares, por isso um livro pode ser lido por duas pessoas que tenha impressões e opiniões muito diferentes da história ao final da leitura. Está ai a magia de ser leitor e poder construir, a cada experiência de leitura, uma história pessoal com os livros, os autores, as emoções, e a aventuras de cada texto.

Algum dia você já parou para pensar sobre suas experiência com as histórias contadas nos livros?

Iremos realizar um exercício de memória, é preciso mergulhar nas lembranças pessoais.

Retire uma pergunta da caixa, faça uma leitura em voz alta e escolha um colega para respondê-la. Caso o colega não consiga responder, ele escolherá um outro colega para responder.
 As perguntas são as seguintes:
  1. Conte como foi o seu contato com a literatura, o mundo das histórias.
  2. Fale um pouco dos livros que conheceu, das histórias que escutou, das suas vontades como leitoras e dos livros que gostaria de ver ou ler.
  3. Indique um livro ou uma história para um amigo da sala ler e gostar.
  4. Você conhece alguma história de literatura escrita especialmente para jovens?
  5. Você já leu alguma história que tenha conseguido despertar o seu interesse?
  6. Você já quis ler um livro até o final? Por quê?
  7. Se você pudesse escolher um livro, qual tipo de história você gostaria de ler agora?
  8. Qual é sua opinião sobre os livros que você já leu?
  9. Por que você acha determinado tema mais interessante?

  1. Conte em uma produção escrita sua história de leitura. Após a escrita, leia o texto que você produziu e observe a organização, a grafia das palavras e o emprego da pontuação e apresente - o para os colegas.

Objetivo: Despertar o interesse do aluno pela literatura.

a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a história.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.

Após a leitura dos livros os alunos irão confeccionar cartazes: linguagem apelativa, imagem e cores, frases curtas e diretas, perguntas sugestivas que chamem a atenção dos outros a ler o livro o qual ele leu.


Antes de terminar a aula, peça aos alunos que observe todos os cartazes, e escolha uma indicação de leitura que tenha interessado.

Objetivo: Despertar o interesse e apreço pela leitura literária.

1. Ponto de partida:

 a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a história.
d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.

      2. A cada leitura você poderá imaginar uma apresentação sobre a história lida, o       autor, os personagens, a temática, e outras informações que venha a ter ao ler o texto.
  1. Para apresentar, você poderá usar apenas o recurso de voz ou abusar da criatividade; cante, dance, dramatize, invente um programa de rádio, um jornal falado, uma conversa entre vizinhas e tudo mais que sua imaginação permitir.
  2. Como sugestão, agende no máximo uma apresentação por dia e dê seqüência aos trabalhos por três ou quatro semanas.

Objetivo: Despertar o interesse e apreço pela poesia.

1. Ponto de partida:

 a)Selecione obras literárias que sejam de interesses dos adolescente.
b) de cada obra, você vai imaginar a melhor forma de motivar os alunos apara a leitura.
c) pense na importância de estimular o aluno falando rapidamente do assunto, da capa e o título criando boas expectativas para o livro.

d) Planeje sua aula, motivando os alunos para a leitura das obras.

1.      Leitura compartilhada de um poema (um poema dividido em estofes e estrofes divididas em versos e distribuídas entre os alunos).
2.      Na aula anterior foi sugerida que cada aluno trouxesse  uma foto considerada  muito especial. Em circulo para que todos se vejam e comece a apresentação das fotos (estimule a falarem dos aspectos psicológicos).
3.      Os alunos serão convidados a escrever um texto ritmado, sonoro e poético, (sobre a foto) que fale das emoções e que se preocupe com a harmonia das idéias, da sonoridade e da poesia.
4.      Quando o texto estiver pronto, peça aos autores que leiam voz alta. Valorize a criação e estimule a produção!
5.      Montagem de um mural na sala: RETRATOS POÉTICOS.
6.      Apresente aos alunos vários livros de poesias e estimule-os a escolher um para ler.

AGENDA DA 14ª OFICINA - LITERATURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIÚS – CE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR –II

AGENDA DE TRABALHO DA 14ª OFICINA – TP6 E TP1

UNIDADE 24 LITERATURA PARA ADOLESCENTE E UNIDADE 04 INTERTEXTUALIDADE.

DATA: 11 /05/2010



08h00min: Acolhida – leitura do poema “A valsa” de Casimiro de Abreu.

08h15min: Discussão e comentários dos pontos mais relevantes das unidades estudadas.

08h45min: Socialização dos relatórios reflexivos sobre o Avançando na Prática.

09h45min: Dinâmica de divisão de grupos.

09h50min: Desenvolvimento de atividades em grupos.

11h20min: Avaliação do encontro.

11h40min: Introdução da próxima oficina.

12h00min: Encerramento e frequência.