GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

sábado, 1 de maio de 2010

FOTOS DO AVANÇANDO NA PRÁTICA DA 13ª OFICINA - ARTE

RELATÓRIO DA 13ª OFICINA - ARTE

RELATÓRIO DA 13ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 07 E 08 DO TP2 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II

A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 19 DE ABRIL DE 2010, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.
1. A oficina teve como tema: Arte.

2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã no Salão Paroquial tendo como introdução um slide “Arte na calçada”, em seguida, foi analisado artigo 26, parágrafo 2º da LDB: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Os cursistas desabafaram sobre as angústias, a respeito da disciplina de Arte, que de modo geral não é valorizada na escola, em seguida, assistimos o vídeo “Isto é arte?” da coleção Arte na Escola oferecido pelo MEC, depois da reflexão sobre o conceito de arte mostrado pelo vídeo analisamos um resumo do PCN de arte de 6º ao 9ª ano que, infelizmente, ninguém o conhecia.



3. No segundo momento, os cursistas apresentaram como desenvolveram o “Avançando na Prática” com apresentação de cartazes, atividades de alunos, relatórios reflexivos e fotos do desenvolvimento da atividade.



4. No terceiro momento a turma foi dividia em equipes de 03 para a realização de atividades diversificadas sendo:

1. Atividade o teatro: Leitura de um fragmento de um capítulo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.

Organização da peça:

a) Temática;

b) Produção do texto (fala de cada personagem)

c) Seleção do personagem

d) Nome do grupo

e) ensaios

Divulgação: cartazes (grupo, peça, local da apresentação, horário).

2. ATIVIDADE SOBRE A DANÇA COMO LINGUAGEM ARTÍSCA CORPORAL.
Ouvir uma música de letra bem conhecida por todos os alunos, em seguida, criar uma coreografia, a partir dos sentidos encontrados na música.
3. ATIVIDADE SOBRE MÚSICA UMA COMUNICAÇÃO SENSORIAL, SIMBÓLICA E AFETIVA, E, PORTANTO, SOCIAL.

Transposição de uma música ( música em ritmo de forró para o ritmo hip hop.

Apresentação do trabalho.

4. ATIVIDADE SOBRE A LINGUAGEM VISUAL

- Considerando que a Arte é uma forma de expressão, de intensão e que cada objeto de arte possui um tema; pense em um tema e escreva sobre ele, agora represente o seu texto em forma de Linguagens visuais (desenho, imagem).

- Relacione o texto verbal com o não - verbal: houve realmente a intertextualidade, ou seja, conseguiu expressar os mesmos sentimentos em ambos?
5. ATIVIDADE SOBRE O CONCEITO DE ARTE.
-Produção de um cartaz (colagem ou desenho) que represente as diversas manifestações artísticas existentes um sua cidade.
6. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL

OBJETIVO: Desenvolver uma consciência estética.
1. Analise uma obra de arte clássica.
a) Conteúdo: qual a temática da obra? Ela trata de quê?
b) Forma: como a obra foi organizada? Está em harmonia com o conteúdo? Há cor predominante?
c) Processo: como e de que a obra foi construída?A obra foi executada rapidamente?
d) Caráter: a obra lhe afeta de alguma forma? Ela capta um sentimento ou emoção que você já tinha experimentado em outra situação? Ela passa algum sentimento sobre a vida ou a natureza? Você imagina de que sentimento o artista era possuído quando produziu a obra? Como você classifica a obra: silenciosa/ ruidosa/tranquilizante/ perturbadora/ feliz/ triste/ relaxante?
7. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL

OBJETIVO: Desenvolver uma consciência estética.
- Com base uma pesquisa sobre a obra de Leornado da Vinci “Monalisa”,construa o seu auto –retrato, partindo de questionamentos, como, quem sou? Como me sinto? Como me pareço?

- Descreva os tipos de linhas existente em seu trabalho( linha espessa, linha fina, ou leve, linha ondulada ou reta, forma , textura, quias?

- Apresentação e exposição do trabalho.



8. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL

- Analise um objeto de arte contemporâneo.



a) Conteúdo: qual a temática da obra? Ela trata de quê?



b) Forma: como a obra foi organizada? Está em harmonia com o conteúdo? Há cor predominante?



c) Processo: como e de que a obra foi construída?A obra foi executada rapidamente?



d) Caráter: a obra lhe afeta de alguma forma? Ela capta um sentimento ou emoção que você já tinha experimentado em outra situação? Ela passa algum sentimento sobre a vida ou a natureza? Você imagina de que sentimento o artista era possuído quando produziu a obra? Como você classifica a obra: silenciosa/ ruidosa/tranquilizante/ perturbadora/ feliz/ triste/ relaxante?



9. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL



- Com base uma pesquisa sobre a obra de Leornado da Vinci “Monalisa”, construa o seu auto –retrato, partindo de questionamentos, como, quem sou? Como me sinto? Como me pareço?

- Descreva os tipos de linhas existentes em seu trabalho (linha espessa, linha fina, ou leve, linha ondulada ou reta, forma, textura, quais?).

- Apresentação e exposição do trabalho.



6. Os cursistas avaliaram a oficina através de um desenho.

1. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade falei sobre as unidades a serem estudadas e apresentada próxima na oficina que ficou agendada para o dia 04 de maio.



FRANCISCA LIDIANA DA SILVA

FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA

COORDENADORA

RESUMO DO PCN DE ARTE 1ª AO 5ª ANO

O QUE SÃO OS PCN? BREVE ANÁLISE DO PCN ARTE – 1º e 2º CICLOS




A idealização do PCN

1980: Sinais da adequação do sistema educacional brasileiro ao processo econômico de reestruturação produtiva e de globalização dos mercados. (FONSECA, 2001, p.15)

Jomtiem – Tailândia, 1990 - Conferência Mundial de Educação para Todos. O Brasil fez acordos, fazendo surgir o Plano decenal de Educação para todos– 1993/2003.



A elaboração do documento

A elaboração dos PCN tem como base as diretrizes do Plano Decenal de Educação para Todos. Processo de elaboração teve início por volta de1995.



As políticas educacionais desses países têm se orientado por um receituário que enfatiza a busca da qualidade, da produtividade e da eficiência, sujeitas à aferição em termos de padrões, indicadores e medidas, o que passa a exigir a proposição de currículos nacionais e a criação de sistemas de avaliação do desempenho das escolas. (FONSECA, 2001, p.18)



Desencadeado pela Secretaria de Educação Fundamental do MEC, por uma equipe de especialistas do MEC. É publicado, em fins de 1997, o primeiro conjunto de documentos dos PCN, para as quatro séries iniciais do ensino fundamental.



Estrutura e organização do PCN

• 10 volumes – Arte: 6º volume

• Introduzem a proposta de organização do ensino em ciclos, ao invés das séries.

• Propõem a organização dos conteúdos escolares em “áreas de conhecimento”

• Uma inovação apresentada nos PCN é a introdução dos chamados “temas transversais”.

• A partir disto há um detalhamento que inclui a especificação de conteúdos e objetivos (apenas para 5 a 8), de critérios e orientações para o processo de avaliação, bem como de orientações didáticas para o tratamento de cada área ou tema.



A organização da área: Arte

O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em três eixos norteadores: A produção - fazer artístico; A fruição - apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado; e a Reflexão - construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal.

Observando a não existência de objetivos, vindo estes a aparecer no PCN 3º e 4º ciclos.

Arte 1ª Parte

• Caracterização da área de Arte: história da arte no Brasil, arte e educação.

• Aprender e ensinar Arte no ensino fundamental

• Objetivos gerais de Arte para o ensino fundamental – anos finais...

• Os conteúdos de Arte no ensino fundamental -

Arte 2ª Parte

• Especificação de conteúdos: Artes Visuais, Música, Teatro, e Dança.

• Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes

• Critérios e orientações para o processo de avaliação,

• Orientações didáticas para o tratamento de cada área ou tema: Temas transversais – relevância: Pluralidade Cultural



Artes Visuais

• Expressão e comunicação na prática dos alunos em Artes Visuais;

• As Artes Visuais como objeto de apreciação significativa;

• As Artes Visuais como produto cultural e histórico.

Música

• Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição;

• Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical;

• A música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo.

Teatro

• O teatro como expressão e comunicação;

• O teatro como produção coletiva;

• O teatro com o produto cultural e apreciação estética.

Dança

• A dança na expressão e na comunicação humana;

• A dança como manifestação coletiva;

• A dança como produto cultural e apreciação estética.



Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes

• Atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura.

• Interesse, respeito, valorização, formas de compartilhar.



Critérios de avaliação

“[...] espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição [...] perante a sua produção de arte e o contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade.” (BRASIL, 1997, p.63)

Aparece sob forma verbal assemelhando-se à objetivos, com trechos escritos por habilidade artística e bem detalhado.

Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais). O professor deve guiar-se pelos resultados obtidos e planejar modos criativos de avaliação dos quais o aluno pode participar e compreender. (BRASIL, 1997, p.66)



Orientações didáticas

São idéias e práticas sobre os métodos e procedimentos para viabilizar o aperfeiçoamento dos saberes dos alunos em Arte.

• Criação e aprendizagem

• A organização do espaço e do tempo de trabalho

• Os instrumentos de registro e documentação das atividades dos alunos

• A pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em arte

• A história da arte

• A percepção de qualidades estéticas

• A produção do professor e dos alunos

• As atitudes dos alunos

• Arte e os Temas Transversais

• Trabalho por projetos



Referência

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.



FONSECA, Fábio do Nascimento. Parâmetros Curriculares Nacionais: possibilidades, limites e implicações. In: PENNA, Maura Lúcia Fernandes. (Coord.). É este o ensino de arte que queremos? Uma análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.

PCN DE ARTE DE 6º AO 9ª ANO

TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (5º a 8º séries)



ARTES VISUAIS

A escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal.



ARTES VISUAIS: OBJETIVOS GERAIS (p. 65)

- Expressar, representar idéias, emoções, sensações, desenvolvendo trabalhos;

- Construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão;

- Interagir com materiais e multimeios;

- Técnicas de arte, com pesquisa, experimentação e comunicação próprios;

- Autoconfiança com a produção pessoal;

- Fontes de documentação de arte;

- Relações entre as artes visuais e as outras áreas.



CONTEÚDOS DE ARTES VISUAIS (p. 66)

Produção do aluno em Artes Visuais

- Desenho, pintura, colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas, arte em computador e outros;

- Elementos da linguagem visual, suas relações no espaço (bi e tridimensional); ponto, linha, plano, cor, luz, volume, textura, movimento e ritmo. (p.63) e suas articulações nas imagens produzidas;

- Representação e comunicação das formas visuais;

- Materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas;

- Trabalhos individuais e grupais.

Apreciação significativa em Artes Visuais (p. 67)

- Análise de formas visuais;

- Diferentes técnicas e procedimentos;

- Análise de produções visuais e concepções estéticas presentes nas culturas;

- Leitura das formas visuais em meios de comunicação;

- Análise crítica de elementos e formas visuais;

- Apreciação de imagens.

As Artes Visuais como produção cultural e histórica

- Observação, pesquisa e conhecimento de obras, produtores e movimentos;

- Compreensão sobre o valor das artes visuais e suas articulações com a ética;

- Ação social dos produtores de arte;

- Freqüência às fontes de informação e comunicação artística;

- Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira;

- Conhecimento crítico.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM ARTES VISUAIS

- Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais;

- Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero;

- Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza;

- Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas;

- Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.
DANÇA (p. 70)

“A escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo de dança, pois dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, desconstruir, revelar e transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade”.

A dança é forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação, assim como o uso da memória, da interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica. O corpo é conhecimento, emoção, comunicação, expressão.

Para os alunos, dançar é uma possibilidade de se perceberem livres e estarem vivos.
DANÇA: OBJETIVOS GERAIS

- Experiências corporais e de movimento e de dança dos alunos.

- Cooperação, respeito, diálogo e valorização das possibilidades de interpretação e de criação em dança;

- Capacidade de discriminação verbal, visual e sinestésica e de preparo corporal;

- Relações entre corpo, dança e sociedade;

- Informações sobre dança.

- Fazer, apreciar e contextualizar a dança e a vida em sociedade.

- Apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos.



CONTEÚDOS DE DANÇA (p. 74)

- Habilidades básicas do corpo e dos elementos da dança. Percepção, sensação, sinestesia. Técnica, conhecimento, habilidades corporais como caminho para criação e interpretação pessoais em dança.

- Princípios do movimento, do condicionamento físico, elementos de consciência corporal e algumas técnicas codificadas.

- Construir relações corporais críticas e construtivas com diferentes maneiras de ver / sentir o corpo em movimento.

- Coreologia: compreender a lógica da dança – o que, como, onde e com o que as pessoas se movem. Como o corpo se move no tempo, no espaço e o uso da energia. Ocupação da kinesfera (espaço pessoal).

- História da dança, formas e estilos, estudos étnicos.

Dançar

- Desenvolvimento das atividades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando memorização e reprodução de seqüências de movimentos;

- Transformações ocorridas no corpo quanto à forma, sensações, percepções;

- Aquecimento, relaxamento e compensação do corpo, e noções de anatomia;

- Prevenção às lesões.

Apreciar e dançar

- Elementos do movimento: partes do corpo, dinâmica, uso do espaço e das ações;

- Repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação;

- Diferentes estímulos para improvisação e composição coreográfica.

Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos

- Conhecimento dos dançarinos / coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões;

- Reflexão e contextualização;

- Análise, registro e documentação;

- Relações entre olhar-fazer; o papel do corpo na dança.



CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO EM DANÇA

- Saber mover-se com consciência, desenvoltura, qualidade e clareza dentro de suas possibilidades de movimento e das escolhas que faz;

- Conhecer as possibilidades dos processos criativos em dança e suas interações com a sociedade;

- Tomar decisões próprias na organização dos processos criativos individuais e de grupo em relação a movimentos, música, cenário e espaço cênico;

- Conhecer as principais correntes históricas da dança e as manifestações culturais populares e suas influências nos processos criativos pessoais;

- Saber expressar com desenvoltura, clareza, critério suas idéias e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste.

MÚSICA (p.80)

Desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais; que parta do conhecimento a das experiências que o jovem traz de seu cotidiano.

Ecologia Acústica. Percepção dos sons do meio ambiente; procura estudar os sons quanto à sua propagação e densidade em espaços diferenciados. Atitude crítica diante das conseqüências da poluição sonora. O aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.



MÚSICA: OBJETIVOS GERAIS (p. 81)

- Progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de improvisar, compor, interpretar e apreciar;

- Percepção auditiva e memória musical;

- Aprender a explorar diferentes estruturas sonoras, contrastar e modificar idéias musicais.

- Sons de diversas naturezas e procedências, desenvolvendo a autoconfiança, senso estético crítico, concentração, capacidade de análise e síntese, trabalho em equipe, respeito e cooperação;

- Uso de formas de registro sonoro;

- Voz como meio de expressão e comunicação musicais;

- Interpretar e apreciar músicas;

- Respeito diante da variedade de manifestações musicais;

- Valorizar as diversas culturas musicais;

- Sensibilidade e consciência estético-crítica diante do meio ambiente sonoro;

- Música produzida pelos meios tecnológicos contemporâneos;

- Profissões e profissionais da área musical.



CONTEÚDOS DE MÚSICA

Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação (p. 82)

- Utilização dos sistemas musicais: modal, tonal e outros;

- Elementos da linguagem musical;

- Sons de inúmeras procedências;

- Construção de instrumentos musicais;

- Trechos de musicas grafados;

- Escuta e fazer musical, memória musical;

- Músicas do meio sociocultural e do patrimônio musical;

- Músicas das culturas populares brasileiras;

- Jingles, trilha sonora, arranjos.

Apreciação significativa em Música

- Escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Compreensão da Música como produto cultural e histórico (p. 85)

- Contextualização;

- Posicionamento crítico.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM MÚSICA

- Criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros;

- Utilizar conhecimentos básicos da linguagem musical, comunicando-se e expressando-se musicalmente;

- Conhecer e apreciar músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade em diferentes períodos históricos e espaços geográficos;

- Reconhecer e comparar – por meio da percepção sonora – composições quanto aos elementos da linguagem musical;

- Refletir, discutir e analisar aspectos das relações socioculturais que os jovens estabelecem com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos, com o mercado cultural.







TEATRO (p. 88)

“O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano”.

Socialização. Capacidade de dialogar, negociação, tolerância, convivência com a ambigüidade. A tematização do texto dramático inicia-se no plano sensório-corporal, por meio da experimentação com gestos e atitudes.

Processos de apreciação artística. Observação, pesquisa e entendimento de que os textos dramáticos, as formas de representação e as formas cênicas tem tradições inseridas em diversas épocas e culturas.

Linguagem do palco e presença de cena. O jovem encontra no teatro um espaço de liberdade para se confrontar por meio do diálogo e da representação com questões éticas como justiça e solidariedade.



TEATRO: OBJETIVOS GERAIS

- Compreender o teatro em suas dimensões artística, estética, histórica, social e antropológica;

- Compreender a organização dos papéis sociais;

- Improvisar com os elementos da linguagem teatral;

- História do Teatro e estilos;

- Produção teatral;

- Respeito, compromisso e reciprocidade;

- Desenvolvimento da solidariedade social.



CONTEÚDOS DO TEATRO

Teatro como comunicação e produção coletiva

- Improvisações;

- Expressar e criar significados no plano sensório-corporal;

- Elementos para a construção de uma cena teatral: ator, papel, personagem, peça, roteiro, enredo, cenário, locação;

- Observação do universo circundante, do mundo físico e da cultura;

- Elementos e recursos da linguagem teatral: maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia, iluminação;

- Cenas com enredo, história, conflito dramático, personagens, diálogo, local e ação dramática;

- Divulgação do espetáculo teatral;

- Processo intergrupal;

- Recursos para a atividade teatral disponíveis na escola e na comunidade.

Teatro como apreciação

- Interdependência dos elementos da cena: atuação, coordenação da cena, cenário, iluminação, sonorização;

- Palco-platéia (relação teatral) e jogos teatrais.

Teatro como produto histórico-cultural

- História do Teatro; diversidade cultural; formas de construção das narrativas e estilos: tragédia, drama, comédia, farsa, melodrama, circo, teatro épico; textos dramáticos; teatro local, nacional e dramaturgia universal.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM TEATRO (p. 93)

- Saber improvisar a atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz;

- Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para sua estruturação;

- Estar capacitado a emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética, artística, étnica ou de gênero;

- Identificar momentos importantes da história do teatro, da dramaturgia local, nacional ou internacional, refletindo e relacionando os aspectos estéticos e cênicos;

- Valorizar as fontes de documentação, os acervos e os arquivos da produção artística teatral.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A ARTE

As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar os alunos a desenvolver modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO DE TRABALHO

Organização dos materiais a serem utilizados dentro do espaço de trabalho; clareza visual e funcionamento do ambiente; marca pessoal do professor, “estética do ambiente”; característica do espaço.

OS INSTRUMENTOS DE REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS

Registrar e documentar as atividades.

A PESQUISA DE FONTES DE INSTRUÇÃO E DE COMUNICAÇÃO EM ARTE

Imagens, textos, vídeos, exposições.

A HISTÓRIA DA ARTE / A PERCEPÇÃO DE QUALIDADES ESTÉTICAS

AS AÇÕES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS

Professor:

Antes da aula: pesquisador, apreciador de arte, organização da aula e do espaço, estudioso da arte, profissional da escola.

Durante a aula: incentivador da produção, estimulador do olhar crítico, curiosidade e desafio, inventor de formas de apreciação de arte, acolhedor de materiais, idéias e sugestões dos alunos, destino para os trabalhos dos alunos, análise dos trabalhos.

Depois da aula: articulador das aulas, avaliador das aulas, imaginador do que irá acontecer.

Alunos: Respeito, organização, curiosidade.

13ª Oficina - Arte

                         OBJETIVOS DA OFICINA

 Identificar a arte na vida cotidiana.
Identificar formas e características da arte.

Identificar as funções da arte.


                                QUANDO SURGIU A ARTE?

Antes de haver escola, já havia Arte e já havia transmissão dos conhecimentos artísticos pela tradição.


O homem desde sempre, sentiu (sente) a necessidade de expressão!

Essas expressões foram ganhando nome, e com o passar dos anos: costumes. Hoje chamamos de CULTURA.

                                  Afinal como devo ensinar arte?

Dialogando com a filosofia, história, sociologia, antropologia, com as novas tecnologias e com as ciências de modo geral.


Esses conhecimentos se articulam tanto no fazer como no conhecer arte.

O ensino de arte na escola não tem por objetivo desenvolver talentos artísticos, mas, sim, ser um mediador qualificado entre a produção artística e o público, para que esse contato seja o mais rico possível.

A arte-educação contemporânea prioriza o processo, não o produto final. Prioriza as vivências estéticas do aluno.


"É importante ressaltar que os ideais de educação democrática não necessariamente estão voltados para o trabalho de “livre expressão”
O educador indica os caminhos das estradas. O educando escolhe qual deles (naquele momento) irá percorrer. "