GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

sábado, 1 de maio de 2010

RELATÓRIO DA 13ª OFICINA - ARTE

RELATÓRIO DA 13ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADES 07 E 08 DO TP2 DO PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM – GESTAR II

A OFICINA FOI REALIZADA NO DIA 19 DE ABRIL DE 2010, NA CIDADE DE CARIÚS, ESTADO DO CEARÁ.
1. A oficina teve como tema: Arte.

2. O encontro teve inicio às 8:00h da manhã no Salão Paroquial tendo como introdução um slide “Arte na calçada”, em seguida, foi analisado artigo 26, parágrafo 2º da LDB: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Os cursistas desabafaram sobre as angústias, a respeito da disciplina de Arte, que de modo geral não é valorizada na escola, em seguida, assistimos o vídeo “Isto é arte?” da coleção Arte na Escola oferecido pelo MEC, depois da reflexão sobre o conceito de arte mostrado pelo vídeo analisamos um resumo do PCN de arte de 6º ao 9ª ano que, infelizmente, ninguém o conhecia.



3. No segundo momento, os cursistas apresentaram como desenvolveram o “Avançando na Prática” com apresentação de cartazes, atividades de alunos, relatórios reflexivos e fotos do desenvolvimento da atividade.



4. No terceiro momento a turma foi dividia em equipes de 03 para a realização de atividades diversificadas sendo:

1. Atividade o teatro: Leitura de um fragmento de um capítulo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.

Organização da peça:

a) Temática;

b) Produção do texto (fala de cada personagem)

c) Seleção do personagem

d) Nome do grupo

e) ensaios

Divulgação: cartazes (grupo, peça, local da apresentação, horário).

2. ATIVIDADE SOBRE A DANÇA COMO LINGUAGEM ARTÍSCA CORPORAL.
Ouvir uma música de letra bem conhecida por todos os alunos, em seguida, criar uma coreografia, a partir dos sentidos encontrados na música.
3. ATIVIDADE SOBRE MÚSICA UMA COMUNICAÇÃO SENSORIAL, SIMBÓLICA E AFETIVA, E, PORTANTO, SOCIAL.

Transposição de uma música ( música em ritmo de forró para o ritmo hip hop.

Apresentação do trabalho.

4. ATIVIDADE SOBRE A LINGUAGEM VISUAL

- Considerando que a Arte é uma forma de expressão, de intensão e que cada objeto de arte possui um tema; pense em um tema e escreva sobre ele, agora represente o seu texto em forma de Linguagens visuais (desenho, imagem).

- Relacione o texto verbal com o não - verbal: houve realmente a intertextualidade, ou seja, conseguiu expressar os mesmos sentimentos em ambos?
5. ATIVIDADE SOBRE O CONCEITO DE ARTE.
-Produção de um cartaz (colagem ou desenho) que represente as diversas manifestações artísticas existentes um sua cidade.
6. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL

OBJETIVO: Desenvolver uma consciência estética.
1. Analise uma obra de arte clássica.
a) Conteúdo: qual a temática da obra? Ela trata de quê?
b) Forma: como a obra foi organizada? Está em harmonia com o conteúdo? Há cor predominante?
c) Processo: como e de que a obra foi construída?A obra foi executada rapidamente?
d) Caráter: a obra lhe afeta de alguma forma? Ela capta um sentimento ou emoção que você já tinha experimentado em outra situação? Ela passa algum sentimento sobre a vida ou a natureza? Você imagina de que sentimento o artista era possuído quando produziu a obra? Como você classifica a obra: silenciosa/ ruidosa/tranquilizante/ perturbadora/ feliz/ triste/ relaxante?
7. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL

OBJETIVO: Desenvolver uma consciência estética.
- Com base uma pesquisa sobre a obra de Leornado da Vinci “Monalisa”,construa o seu auto –retrato, partindo de questionamentos, como, quem sou? Como me sinto? Como me pareço?

- Descreva os tipos de linhas existente em seu trabalho( linha espessa, linha fina, ou leve, linha ondulada ou reta, forma , textura, quias?

- Apresentação e exposição do trabalho.



8. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL

- Analise um objeto de arte contemporâneo.



a) Conteúdo: qual a temática da obra? Ela trata de quê?



b) Forma: como a obra foi organizada? Está em harmonia com o conteúdo? Há cor predominante?



c) Processo: como e de que a obra foi construída?A obra foi executada rapidamente?



d) Caráter: a obra lhe afeta de alguma forma? Ela capta um sentimento ou emoção que você já tinha experimentado em outra situação? Ela passa algum sentimento sobre a vida ou a natureza? Você imagina de que sentimento o artista era possuído quando produziu a obra? Como você classifica a obra: silenciosa/ ruidosa/tranquilizante/ perturbadora/ feliz/ triste/ relaxante?



9. ATIVIDADE SOBRE LINGUAGEM VISUAL



- Com base uma pesquisa sobre a obra de Leornado da Vinci “Monalisa”, construa o seu auto –retrato, partindo de questionamentos, como, quem sou? Como me sinto? Como me pareço?

- Descreva os tipos de linhas existentes em seu trabalho (linha espessa, linha fina, ou leve, linha ondulada ou reta, forma, textura, quais?).

- Apresentação e exposição do trabalho.



6. Os cursistas avaliaram a oficina através de um desenho.

1. Para finalizar, foi orientada a atividade de casa “Avançando na Prática” e sugerido que também utilizasse o “AAA” como fonte de sugestões de atividades complementares. Dando continuidade falei sobre as unidades a serem estudadas e apresentada próxima na oficina que ficou agendada para o dia 04 de maio.



FRANCISCA LIDIANA DA SILVA

FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA


MARA DALILA ANTUNES DA COSTA

COORDENADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário