GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

sábado, 1 de maio de 2010

PCN DE ARTE DE 6º AO 9ª ANO

TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (5º a 8º séries)



ARTES VISUAIS

A escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal.



ARTES VISUAIS: OBJETIVOS GERAIS (p. 65)

- Expressar, representar idéias, emoções, sensações, desenvolvendo trabalhos;

- Construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão;

- Interagir com materiais e multimeios;

- Técnicas de arte, com pesquisa, experimentação e comunicação próprios;

- Autoconfiança com a produção pessoal;

- Fontes de documentação de arte;

- Relações entre as artes visuais e as outras áreas.



CONTEÚDOS DE ARTES VISUAIS (p. 66)

Produção do aluno em Artes Visuais

- Desenho, pintura, colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo, meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas, arte em computador e outros;

- Elementos da linguagem visual, suas relações no espaço (bi e tridimensional); ponto, linha, plano, cor, luz, volume, textura, movimento e ritmo. (p.63) e suas articulações nas imagens produzidas;

- Representação e comunicação das formas visuais;

- Materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas;

- Trabalhos individuais e grupais.

Apreciação significativa em Artes Visuais (p. 67)

- Análise de formas visuais;

- Diferentes técnicas e procedimentos;

- Análise de produções visuais e concepções estéticas presentes nas culturas;

- Leitura das formas visuais em meios de comunicação;

- Análise crítica de elementos e formas visuais;

- Apreciação de imagens.

As Artes Visuais como produção cultural e histórica

- Observação, pesquisa e conhecimento de obras, produtores e movimentos;

- Compreensão sobre o valor das artes visuais e suas articulações com a ética;

- Ação social dos produtores de arte;

- Freqüência às fontes de informação e comunicação artística;

- Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira;

- Conhecimento crítico.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM ARTES VISUAIS

- Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais;

- Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero;

- Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza;

- Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas;

- Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.
DANÇA (p. 70)

“A escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo de dança, pois dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, desconstruir, revelar e transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade”.

A dança é forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação, assim como o uso da memória, da interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica. O corpo é conhecimento, emoção, comunicação, expressão.

Para os alunos, dançar é uma possibilidade de se perceberem livres e estarem vivos.
DANÇA: OBJETIVOS GERAIS

- Experiências corporais e de movimento e de dança dos alunos.

- Cooperação, respeito, diálogo e valorização das possibilidades de interpretação e de criação em dança;

- Capacidade de discriminação verbal, visual e sinestésica e de preparo corporal;

- Relações entre corpo, dança e sociedade;

- Informações sobre dança.

- Fazer, apreciar e contextualizar a dança e a vida em sociedade.

- Apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos.



CONTEÚDOS DE DANÇA (p. 74)

- Habilidades básicas do corpo e dos elementos da dança. Percepção, sensação, sinestesia. Técnica, conhecimento, habilidades corporais como caminho para criação e interpretação pessoais em dança.

- Princípios do movimento, do condicionamento físico, elementos de consciência corporal e algumas técnicas codificadas.

- Construir relações corporais críticas e construtivas com diferentes maneiras de ver / sentir o corpo em movimento.

- Coreologia: compreender a lógica da dança – o que, como, onde e com o que as pessoas se movem. Como o corpo se move no tempo, no espaço e o uso da energia. Ocupação da kinesfera (espaço pessoal).

- História da dança, formas e estilos, estudos étnicos.

Dançar

- Desenvolvimento das atividades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando memorização e reprodução de seqüências de movimentos;

- Transformações ocorridas no corpo quanto à forma, sensações, percepções;

- Aquecimento, relaxamento e compensação do corpo, e noções de anatomia;

- Prevenção às lesões.

Apreciar e dançar

- Elementos do movimento: partes do corpo, dinâmica, uso do espaço e das ações;

- Repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação;

- Diferentes estímulos para improvisação e composição coreográfica.

Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos

- Conhecimento dos dançarinos / coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões;

- Reflexão e contextualização;

- Análise, registro e documentação;

- Relações entre olhar-fazer; o papel do corpo na dança.



CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO EM DANÇA

- Saber mover-se com consciência, desenvoltura, qualidade e clareza dentro de suas possibilidades de movimento e das escolhas que faz;

- Conhecer as possibilidades dos processos criativos em dança e suas interações com a sociedade;

- Tomar decisões próprias na organização dos processos criativos individuais e de grupo em relação a movimentos, música, cenário e espaço cênico;

- Conhecer as principais correntes históricas da dança e as manifestações culturais populares e suas influências nos processos criativos pessoais;

- Saber expressar com desenvoltura, clareza, critério suas idéias e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste.

MÚSICA (p.80)

Desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais; que parta do conhecimento a das experiências que o jovem traz de seu cotidiano.

Ecologia Acústica. Percepção dos sons do meio ambiente; procura estudar os sons quanto à sua propagação e densidade em espaços diferenciados. Atitude crítica diante das conseqüências da poluição sonora. O aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.



MÚSICA: OBJETIVOS GERAIS (p. 81)

- Progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de improvisar, compor, interpretar e apreciar;

- Percepção auditiva e memória musical;

- Aprender a explorar diferentes estruturas sonoras, contrastar e modificar idéias musicais.

- Sons de diversas naturezas e procedências, desenvolvendo a autoconfiança, senso estético crítico, concentração, capacidade de análise e síntese, trabalho em equipe, respeito e cooperação;

- Uso de formas de registro sonoro;

- Voz como meio de expressão e comunicação musicais;

- Interpretar e apreciar músicas;

- Respeito diante da variedade de manifestações musicais;

- Valorizar as diversas culturas musicais;

- Sensibilidade e consciência estético-crítica diante do meio ambiente sonoro;

- Música produzida pelos meios tecnológicos contemporâneos;

- Profissões e profissionais da área musical.



CONTEÚDOS DE MÚSICA

Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação (p. 82)

- Utilização dos sistemas musicais: modal, tonal e outros;

- Elementos da linguagem musical;

- Sons de inúmeras procedências;

- Construção de instrumentos musicais;

- Trechos de musicas grafados;

- Escuta e fazer musical, memória musical;

- Músicas do meio sociocultural e do patrimônio musical;

- Músicas das culturas populares brasileiras;

- Jingles, trilha sonora, arranjos.

Apreciação significativa em Música

- Escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Compreensão da Música como produto cultural e histórico (p. 85)

- Contextualização;

- Posicionamento crítico.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM MÚSICA

- Criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros;

- Utilizar conhecimentos básicos da linguagem musical, comunicando-se e expressando-se musicalmente;

- Conhecer e apreciar músicas de seu meio sociocultural e do conhecimento musical construído pela humanidade em diferentes períodos históricos e espaços geográficos;

- Reconhecer e comparar – por meio da percepção sonora – composições quanto aos elementos da linguagem musical;

- Refletir, discutir e analisar aspectos das relações socioculturais que os jovens estabelecem com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos, com o mercado cultural.







TEATRO (p. 88)

“O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano”.

Socialização. Capacidade de dialogar, negociação, tolerância, convivência com a ambigüidade. A tematização do texto dramático inicia-se no plano sensório-corporal, por meio da experimentação com gestos e atitudes.

Processos de apreciação artística. Observação, pesquisa e entendimento de que os textos dramáticos, as formas de representação e as formas cênicas tem tradições inseridas em diversas épocas e culturas.

Linguagem do palco e presença de cena. O jovem encontra no teatro um espaço de liberdade para se confrontar por meio do diálogo e da representação com questões éticas como justiça e solidariedade.



TEATRO: OBJETIVOS GERAIS

- Compreender o teatro em suas dimensões artística, estética, histórica, social e antropológica;

- Compreender a organização dos papéis sociais;

- Improvisar com os elementos da linguagem teatral;

- História do Teatro e estilos;

- Produção teatral;

- Respeito, compromisso e reciprocidade;

- Desenvolvimento da solidariedade social.



CONTEÚDOS DO TEATRO

Teatro como comunicação e produção coletiva

- Improvisações;

- Expressar e criar significados no plano sensório-corporal;

- Elementos para a construção de uma cena teatral: ator, papel, personagem, peça, roteiro, enredo, cenário, locação;

- Observação do universo circundante, do mundo físico e da cultura;

- Elementos e recursos da linguagem teatral: maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia, iluminação;

- Cenas com enredo, história, conflito dramático, personagens, diálogo, local e ação dramática;

- Divulgação do espetáculo teatral;

- Processo intergrupal;

- Recursos para a atividade teatral disponíveis na escola e na comunidade.

Teatro como apreciação

- Interdependência dos elementos da cena: atuação, coordenação da cena, cenário, iluminação, sonorização;

- Palco-platéia (relação teatral) e jogos teatrais.

Teatro como produto histórico-cultural

- História do Teatro; diversidade cultural; formas de construção das narrativas e estilos: tragédia, drama, comédia, farsa, melodrama, circo, teatro épico; textos dramáticos; teatro local, nacional e dramaturgia universal.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM TEATRO (p. 93)

- Saber improvisar a atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz;

- Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para sua estruturação;

- Estar capacitado a emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética, artística, étnica ou de gênero;

- Identificar momentos importantes da história do teatro, da dramaturgia local, nacional ou internacional, refletindo e relacionando os aspectos estéticos e cênicos;

- Valorizar as fontes de documentação, os acervos e os arquivos da produção artística teatral.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A ARTE

As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar os alunos a desenvolver modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO DE TRABALHO

Organização dos materiais a serem utilizados dentro do espaço de trabalho; clareza visual e funcionamento do ambiente; marca pessoal do professor, “estética do ambiente”; característica do espaço.

OS INSTRUMENTOS DE REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS

Registrar e documentar as atividades.

A PESQUISA DE FONTES DE INSTRUÇÃO E DE COMUNICAÇÃO EM ARTE

Imagens, textos, vídeos, exposições.

A HISTÓRIA DA ARTE / A PERCEPÇÃO DE QUALIDADES ESTÉTICAS

AS AÇÕES DO PROFESSOR E DOS ALUNOS

Professor:

Antes da aula: pesquisador, apreciador de arte, organização da aula e do espaço, estudioso da arte, profissional da escola.

Durante a aula: incentivador da produção, estimulador do olhar crítico, curiosidade e desafio, inventor de formas de apreciação de arte, acolhedor de materiais, idéias e sugestões dos alunos, destino para os trabalhos dos alunos, análise dos trabalhos.

Depois da aula: articulador das aulas, avaliador das aulas, imaginador do que irá acontecer.

Alunos: Respeito, organização, curiosidade.

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