GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

sábado, 1 de maio de 2010

13ª Oficina - Arte

                         OBJETIVOS DA OFICINA

 Identificar a arte na vida cotidiana.
Identificar formas e características da arte.

Identificar as funções da arte.


                                QUANDO SURGIU A ARTE?

Antes de haver escola, já havia Arte e já havia transmissão dos conhecimentos artísticos pela tradição.


O homem desde sempre, sentiu (sente) a necessidade de expressão!

Essas expressões foram ganhando nome, e com o passar dos anos: costumes. Hoje chamamos de CULTURA.

                                  Afinal como devo ensinar arte?

Dialogando com a filosofia, história, sociologia, antropologia, com as novas tecnologias e com as ciências de modo geral.


Esses conhecimentos se articulam tanto no fazer como no conhecer arte.

O ensino de arte na escola não tem por objetivo desenvolver talentos artísticos, mas, sim, ser um mediador qualificado entre a produção artística e o público, para que esse contato seja o mais rico possível.

A arte-educação contemporânea prioriza o processo, não o produto final. Prioriza as vivências estéticas do aluno.


"É importante ressaltar que os ideais de educação democrática não necessariamente estão voltados para o trabalho de “livre expressão”
O educador indica os caminhos das estradas. O educando escolhe qual deles (naquele momento) irá percorrer. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário