GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CONTEÚDO DA 4ª OFICINA TP3 UNIDADES11E 12


























RELATÓRIO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA - PROFESSOR JÂNIO DUARTE

ESCOLA DE E.F. MARIA SOTHER PERERIA

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR

TEMA: TIPOS TEXTUAIS/ SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS

TP3- AVANÇANDO NA PRÁTICA PAG. 124


TURMA: 7º Ano
Data da aplicação: 24 de setembro de 2009
Cursista: José Jânio Duarte Oliveira
Formadora: Professora Lidiane
RELATÓRIO

Inicialmente os alunos foram advertidos que a atividade em questão era referente ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-GESTAR. Posteriormente foi feita uma sondagem a respeito do que sabiam ou tinham ouvido falar a respeito dos tipos textuais: descrição, narração e dissertação. Os alunos fizeram referências aos dois primeiros, mas poucos tinham ouvido falar em dissertação. Após esse momento os alunos foram, aleatoriamente, divididos em grupos de seis membros e então receberam diversas gravuras, das quais puderam selecionar uma delas. Foi pedido que cada grupo observasse atentamente a sua gravura e contassem o que viam (tipo descritivo). Em seguida foi pedido que utilizando a mesma gravura relatassem agora, o que imaginavam que estava acontecendo, atentando para as ações dos personagens na cena- (tipo narrativo). Após esse momento foi solicitado que os alunos interferissem/opinassem sobre a situação apresentada pela gravura- (tipo dissertativo). Logo em seguida os grupos elegeram um coordenador que apresentou para todos os grupos as discussões ocorridas dentro de cada grupo. Nesse momento foi distribuído a cada grupo um exemplar de cada sequência tipológica e foi pedido que um aluno lesse um texto por vez. Após cada leitura eram feitas observações sobre as características presentes em cada tipo textual. Por fim, foi apresentada a toda a turma uma gravura de tamanho grande e foi solicitado que, a partir dessa gravura, produzissem um pequeno texto com características descritivas, narrativas e dissertativas. Para finalizar três alunos leram as suas produções de modo a se fazer comparações e observações daqueles que haviam se utilizado dos recursos presentes em cada tipo textual.
Cariús-CE, 24 de setembro de 2009










PLANO DE AULA DO CURSITA DO GESTAR - JÂNIO DUARTE

ESCOLA DE E.F. MARIA SOTHER PERERIA


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR


TEMA: TIPOS TEXTUAIS/ SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS


TP3- AVANÇANDO NA PRÁTICA PAG. 124




PLANO DE AULA

TURMA: 7º Ano

Data aplicação: 24 de setembro de 2009

Cursista: José Jânio Duarte Oliveira

Formadora: Professora Lidiana

 
OBJETIVO: Identificar e diferenciar nos textos as sequências descritivas, narrativas e dissertativas argumentativas.

METODOLOGIA:

1- Formação de grupos com distribuição de gravuras

2- Pedir para que cada grupo observe sua gravura e discutam sobre o que estão vendo (instigar o grupo a falar com detalhes o que vêm na gravura)

3- Em seguida peça para que cada grupo atente para as ações realizadas pelos personagens da gravura ( o que poderão estar conversando?)

4- Socialização: Após discussão nos grupos, cada um irá expor o que viram em características físicas, psicológicas, ambientação. Após a apresentação desse primeiro momento o professor ressaltará que essas características estruturam um tipo textual DESCRITIVO. Em seguida cada equipe conta/narra as possíveis ações e diálogos entre as personagens. Novamente o professor evidencia as características atribuídas ao tipo textual: NARRAÇÃO


5- O professor lê um exemplar que tenha predominância descritiva e narrativa.


6- Apresentar aos alunos uma foto e dialogar sobre ela (oralmente)


7- Solicitar que elaborem um pequeno texto descritivo


8- Solicitar que elaborem um pequeno texto narrativo


9- Propor articulação entre os dois textos como se dessa vida (ação e diálogo) aos personagens/ambientes descritos.


10- Pedir que os alunos opinem sobre a cena descrita e narrada. O que acham? O que fariam diferente? (obs.: atentar para esse momento e falar sobre a dissertação/argumentação e exposição ou um outro tipo textual.


11- Recolher os textos, após leitura de alguns exemplares.



TEMPO: 02 Aulas



RECURSO: revista, lápis papel A4, Recursos Humanos, tesoura, quadro negro.

AVALIAÇÃO: Pela participação e envolvimento nas atividades. Observação da produção dos tipos textuais.















REALIZAÇÃO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA - ESCOLA MARIA SOTHER