ESCOLA DE E.F. MARIA SOTHER PERERIA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR
TEMA: TIPOS TEXTUAIS/ SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS
TP3- AVANÇANDO NA PRÁTICA PAG. 124
PLANO DE AULA
TURMA: 7º Ano
Data aplicação: 24 de setembro de 2009
Cursista: José Jânio Duarte Oliveira
Formadora: Professora Lidiana
OBJETIVO: Identificar e diferenciar nos textos as sequências descritivas, narrativas e dissertativas argumentativas.
METODOLOGIA:
1- Formação de grupos com distribuição de gravuras
2- Pedir para que cada grupo observe sua gravura e discutam sobre o que estão vendo (instigar o grupo a falar com detalhes o que vêm na gravura)
3- Em seguida peça para que cada grupo atente para as ações realizadas pelos personagens da gravura ( o que poderão estar conversando?)
4- Socialização: Após discussão nos grupos, cada um irá expor o que viram em características físicas, psicológicas, ambientação. Após a apresentação desse primeiro momento o professor ressaltará que essas características estruturam um tipo textual DESCRITIVO. Em seguida cada equipe conta/narra as possíveis ações e diálogos entre as personagens. Novamente o professor evidencia as características atribuídas ao tipo textual: NARRAÇÃO
5- O professor lê um exemplar que tenha predominância descritiva e narrativa.
6- Apresentar aos alunos uma foto e dialogar sobre ela (oralmente)
7- Solicitar que elaborem um pequeno texto descritivo
8- Solicitar que elaborem um pequeno texto narrativo
9- Propor articulação entre os dois textos como se dessa vida (ação e diálogo) aos personagens/ambientes descritos.
10- Pedir que os alunos opinem sobre a cena descrita e narrada. O que acham? O que fariam diferente? (obs.: atentar para esse momento e falar sobre a dissertação/argumentação e exposição ou um outro tipo textual.
11- Recolher os textos, após leitura de alguns exemplares.
TEMPO: 02 Aulas
RECURSO: revista, lápis papel A4, Recursos Humanos, tesoura, quadro negro.
AVALIAÇÃO: Pela participação e envolvimento nas atividades. Observação da produção dos tipos textuais.