GESTAR II CARIÚS -CE

GESTAR II CARIÚS -CE

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RELATÓRIO

RELATÓRIO DA 2ª OFICINA INTRODUTÓRIA DO GESTAR II EM CARIÚS - CE. REALIZADA NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2009.




1 - Inicialmente houve a acolhida através do slide "O livro da vida" e, em seguida, distribuição da agenda de trabalho.

2 - Dando continuidade, a Coordenadora do Gestar II, Mara Dalila, fez a apresentação do Guia Geral, da metodologia do curso, do demonstrativo da carga horária, do sistema de avaliação do programa, da dinâmica das oficinas e do projeto que será implementado durante o curso.


3 - Posteriormente, em clima de muita espontaneidade os cursistas fizeram perguntas a respeito dos temas apresentados pela coordenadora. 


4 - A formadora Lidiana apresentou a Proposta Pedagógica e a Estrutura Metodológica dos Cadernos de Teoria e Prática (TPs).

5 - Houve uma breve explicação e distribuição de roteiros sobre memorial, portifólio e blog.


6 - Os cursistas formaram  grupos, precisamente por escola para realização de um prognóstico de como irá acontecer a implementação do Programa Gestar II nas escolas.


7 - Foram dados os encaminhamentos dos conteúdos das atividades para próxima oficina. Sendo certo ficou agendada para o dia 05 de setembro. Na ocasião, foi realizada a avaliação da oficina, onde cada professor fez suas colocações a respeito de suas   expectativas e da necessidade decada um   participar e se comprometer com  programa  Gestar II.




FRANCISCA LIDIANA DA SILVA

Formadora de Língua Portuguesa

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FOTO 2ª OFICINA


O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PRESTIGIANDO A OFICINA.

FOTO 2ª OFICINA



A FORMADORA (EU) FAZENDO OS ENCAMINHAMENTOS PARA A PRÓXIMA OFICINA.

FOTO 2ª OFICINA


A COORDENADORA DO GESTAR

FOTO 2ª OFICINA


OS CURSISTA ESTUDANDO O GUIA GERAL.

FOTO 2ª OFICINA


OS CURSISTA.

FOTOS DA 2ª OFICINA


O LANCHE OFERECIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

AGENDA DE TRABALHO - 2ª OFICINA

2ª OFICINA INTRODUTÓRIA DO PROGRAMA GESTAR I I NA CIDADE DE CARIÚS – CE.

AGENDA
DATA: 22/08/09

08h00min – Acolhida: slide “O Livro da Vida”.

08h15min – Slide de apresentação do Guia Geral:
· Apresentação da caracterização do Gestar II;
· Ações Integrantes do Gestar II;
· Demonstrativo da carga horária do Programa Gestar II;
· Sistema de avaliação do Programa;
· Dinâmica das oficinas;
· Projeto que será implementado durante o curso.
·
09h15min – Apresentação da Proposta Pedagógica e das adequações
Curriculares feitas pelos professores.

10h00min – Apresentação da estrutura dos cadernos de Teoria e
Prática.

10h20min – Realização de um prognóstico de como vai ocorrer a
implementação do Gestar II em cada Escola do
Município. (Atividade para o Portifólio)

11h15min – Breve discussão sobre a temática da próxima oficina.

11h40min – Avaliação do encontro.

12h00min – Encerramento.

PRÓXIMA OFICINA DIA 05/09/2009, ÀS 08h00min
NA ESCOLA E. F. NOSSA SENHORA AUXILIADORA

O MEMORIAL DE LEITOR

MEMORIAL

É UM TEXTO NARRATIVO QUE CONTEMPLA A TRAJETÓRIA DE QUEM O ESCREVE. REDIJA SEU MEMORIAL DE LEITOR (A), BUSCANDO SUAS REFERÊNCIAS INICIAIS SOBRE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO, SUAS MEMÓRIAS SOBRE O CONTATO COM OS TEXTOS DE SUA INFÂNCIA.

PRÉ-ESCOLA À 8ª SÉRIE

O QUE SEUS PAIS PLANEJAVAM QUANDO O (A) ENCAMINHARAM A ESCOLA?
QUAL FOI O PRIMEIRO LIVRO QUE VOCÊ LEU? O QUE MAIS CHAMAVA ATENÇÃO NELE?
QUE AULA FOI MAIS MARCANTE POSITIVAMENTE? O QUE ELA TINHA DE ESPECIAL?
COMO VOCÊ PERCEBIA A BIBLIOTECA DE SUA ESCOLA?


ENSINO MÉDIO


DESCREVA O PROFESSOR PELO QUAL VOCÊ NUTRIA MAIS AFETO/ADMIRAÇÃO.
QUE AULA/CONTEÚDO VOCÊ CONSIDERA TER SIDO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA SUA FORMAÇÃO?
QUE CONTEÚDO/DISCIPLINA VOCÊ CONSIDERAVA "INÚTIL" À ÉPOCA? O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO AGORA?
QUE LEITURA MARCOU O SEU ENSINO MÉDIO?


UNIVERSIDADE/FACULDADE

COMO VOCÊ SE CARACTERIZA FRENTE AOS NOVOS CONHECIMENTOS PRESENTES NO ENSINO SUPERIOR?
O QUE FOI MAIS INUSITADO NO TOCANTE AOS PROFESSORES?
E COM RELAÇÃO ÀS AULAS?
QUE LEITURA MARCOU SEU ENSINO SUPERIOR?
DEFINA-SE COMO LEITOR (A) ATUALMENTE
.

domingo, 23 de agosto de 2009

2ª OFICINA INTRODUTÓRIA DIA 22/08/09

O Portifólio
O portifólio é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional, ou do aluno. Nele constam atividades mais antigas, reflexões, textos que sensibilizam autor do portifólio, fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas. Alguns critérios devem ser levantados para a produção e a avaliação do portifólio.
Memorial - relato de sua experiência como educador;
Memorial de leitura - reflexão sobre o seu processo de letramento e suas experiências como leitor, desde a infância;
Relatórios Reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
Registro dos encontros presenciais;
Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que façam parte de sua pasta;
Fotos de sua sala de aula;
Cópias de atividades dos alunos - não escolha apenas os alunos de destaque positivo, mostre também aqueles que tem dificuldade e que, com o seu trabalho, tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
Sugestões de atividades que foram feitas por você e que não estão no material.E outros descritores que o formador achar necessário.
Sugestões:
1 - Criação do BLOG, e todos esses registro deverão ter data para a publicação e verificação do formador.
2 - Na impossibilidade da criação do blog, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor Formador, para que a cada oficina seja entregue relatórios, textos e fotos que serão aquivados nas pastas.
Dessa forma, evita-se que o professor protele a criação do portifólio e ao final do ano desista do curso, por não ter tempo para construir material tão extenso.
1º Passo:O cursista deverá dedicar 5h para o estudo de cada Unidade. Esse estudo pode ser individual ou em grupos de estudo. Antes que cada oficina ocorra, ele deverá estudar duas unidades, logo, 10h de estudo antes dos encontros com o formador.
2º Passo:Depois de estudar as duas unidades da TP que estiver em foco naquele momento, incluindo o Ampliando nossas referências, o cursista aplicará um AVANÇANDO NA PRÁTICA em sua sala de aula e recolherá todas as tarefas produzidas pelos alunos dele.
3º Passo:Após a aplicação da atividade, o cursista executará a LIÇÃO DE CASA , que é o registro reflexivo sobre a aplicação prática em sala de aula. Esse relato deverá ser em formato de um texto de relatório reflexivo, no qual, além das descrições das ações, deverá vir reflexões do cursista.
4º Passo :Depois de estudar e responder todas as Atividades propostas nas unidades da TP em análise; aplicado o Avançando na Prática na sala de aula e cumprida a Lição de Casa, o cursista se encaminhará para a OFICINA COM O FORMADOR, não esquecendo de levar os materiais dos alunos.

sábado, 15 de agosto de 2009

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AGENDA DO GESTAR


1ª OFICINA INTRODUTÓRIA DO PROGRAMA GESTAR II NA CIDADE DE CARIÚS – CE


AGENDA

DATA:08/08/09


08h00min – Coffeebreak e freqüência.

08h30min – Abertura do Programa GESTAR II

08h50min – Composição da mesa de honra

09h10min – Slide e música de boas vindas: felicidade tá na riqueza das coisas simples.

09h20min - Palavra facultada as autoridades.

09h50min – Slide de apresentação do Programa GESTAR II pelo Secretário de Educação Municipal: Sr. Antonio Prado.

10h50min – Apresentação dos formadores municipais.

11h10min – Entrega simbólica dos kits do GESTAR II a um representante dos cursistas de Língua Portuguesa e a outro de Matemática.

11h20min – Distribuição e análise dos kits do GESTAR II.

12h00min – Encerramento.



CONVITE GESTAR

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARIÚS -CE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTAR II


CONVITE



A Secretaria Municipal de Educação tem a honra de convidar V. Sa. a participar da oficina de apresentação do Programa Gestar II, a ser realizada no dia 08 de agosto de 2009 às 08:00h no Salão paroquial.

A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Relatório do Gestar

Relatório da 1ª Oficina Introdutória do Programa Gestar II na cidade de Cariús – Ce.


Em 08 de agosto de 2009, a Secretaria de Educação de Cariús – Ce lançou o Programa Gestar II, Curso de Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática que lecionam de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Na ocasião estiveram presentes autoridades locais tais como: o Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara de vereadores, o Secretário de Educação, a Secretária de Administração e Finanças, a Coordenadora Municipal do Gestar, as Formadoras do Gestar, a Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação, 35 cursistas de Língua Portuguesa e 26 cursistas de Matemática.


Após a solenidade de abertura o Secretário de Educação apresentou o Programa Gestar II aos cursistas, através de slide.

Dando continuidade à solenidade as Formadoras e Coordenadora do Gestar se apresentaram para os cursistas e em seguida deram os encaminhamentos para a próxima oficina introdutória.


Houve distribuição dos kits para cursistas.

Percebi o entusiasmo dos cursistas em relação ao curso.


Cariús – Ce, 08 de agosto de 2009.

Francisca Lidiana da Silva
Formadora de Língua Portuguesa

domingo, 9 de agosto de 2009



O Secretário de Educação apresentando o Programa Gestar II.


A mesa de honra composta pela Secratéria de Administração e Financas, o Presidente da Câmara dos Vereadores, o Prefeito Municipal e o Secretário Municipal de Educação.


Distribuição dos kits Gestar.

Distribuição dos kits Gestar.


Os cursistas do Gestar.


Os cursistas do gestar.


Os cursistas do Gestar.


Apresentação da Coordenadora na solenidade abertura do gestar II.


A Coordenadora e as Formadoras de Língua Portuguesa e de Matemática.


Frequencia da 1ª Oficina Introdutória do Gestar II.
O Gestar foi lançado em Cariús - Ce no dia 8 de agosto de 2009.

A Formadora e a Coordenadora do Gestar diante dos kits que serão distribuídos para os cursistas.

Abraços

COM MUUUUUUUITO CARINHO!!!!!!!!


Você já ganhou um abraço hoje? Não?Então, você acaba de ser abraçado neste momento!!! Existe algo em um simples abraço que sempre aquece o coração e dá-nos boas vindas ao voltarmos para casa, e torna mais fácil a partida. Um abraço é uma forma de dividir as alegrias e tristezas que passamos, ou só uma forma para amigos dizerem que se gostam porque, simplesmente, você é você. Abraços significam amor para alguém com quem realmente nos importamos... Um abraço é algo espantoso... é a forma perfeita de mostrar o amor que sentimos, mas que palavras não podem dizer. É engraçado como um simples abraço faz-nos sentir bem...em qualquer lugar ou língua... É sempre compreendido... E abraços não precisam de equipamentos, pilhas ou baterias especiais...

É só abrir os braços e o coração...